Uma das coisas que eu mais gosto de assistir, e também fotografar, é apresentação de Taikô. Sempre que alguma apresentação começa eu abro um enorme sorriso e me pergunto se gosto tanto de Taikô porque foi uma das primeiras apresentações que assisti relacionadas à Cultura Japonesa, ou se é por causa dos sentimentos e sensações que os tambores japoneses passam ao serem tocados.
Em termos de fotografia, sempre considero um enorme desafio fotografar uma apresentação de Taikô. Existem alguns desafios como o de encaixar tudo mundo na foto, o de não cortar alguém no meio, o não de aparecer um braço flutuando sozinho e alguns outros que podemos considerar como dificuldades técnicas. Mas, pelo menos para mim, o maior desafio é repassar todo o sentimento de grandeza e imponência que sentimos ao assistir uma apresentação de Taikô.
Sempre que possível gosto de fotograr o O-daiko, o grande tambor que geralmente fica no fundo do palco. Ele por si só já impressiona as pessoas e já ouvi alguns comentários do tipo: “Nossa! Olha o tamanho daquele tambor lá no fundo! Ele deve ser bem forte!“.
E também gosto de fazer fotos que passam a sensação de força e velocidade por causa do ritmo e do impacto que sentimos durante a apresentação.
Sempre recomendo a assistir uma apresentação de Taikô quando alguém comenta comigo que vai a algum Festival Japonês, e termino falando que é algo impressionante. Quando a pessoa não conhece nada sobre Taikô ela não acredita muito, mas depois sempre ouço que a apresentação foi muito boa e agradecem pela dica.
Esse ano é o ano de comemoração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, com belas apresentações todos os meses. Então não percam a oportunidade de conhecer essa impressionante arte!
Escrito por:
Chibbas
Site: www.chibbas.com
Facebook: www.facebook.com/ChibbasPhotography/
Instagram: www.instagram.com/chibbas_photography
E-mail: chibbas@gmail.com
Whatsapp – (11) 99941-2096