Depois da matéria que fizemos sobre Gastronomia Japonesa, mencionada no meu primeiro texto de apresentação, tive outras oportunidades de fotografar o preparo de pratos da culinária japonesa. Gostei muito de todas, mas uma das que mais gostei foi a da degustação oferecida pela ABGJ aos seus membros. Nela conheci os Chefs Marc Maeda e Fernando Corsi e, em uma conversa bem descontraída, entre um clique e outro fui conhecendo um pouco mais da Gastronomia Japonesa.
Sinceramente não sabia o que esperar desse trabalho. Só me informaram que eu iria fotografar um renomado chef preparando um prato em uma degustação da ABGJ. Como já tinha fotografado alguns pratos sendo preparados, fui tranquilo.
O que mais me chamou a atenção logo de cara foi a simpatia dos dois chefs. Fui bem recebido e começamos a conversar normalmente sobre coisas do dia a dia. Depois de alguns minutos de conversa, me perguntaram como eu queria trabalhar e o que eles deveriam fazer, e na hora devo ter respondido algo como “A cozinha é de vocês! Sintam-se em casa! Eu só estou aqui para observar e de vez em quando fazer uma foto ou outra…” Lembram-se do que falei no texto “O Momento Certo”? Então… Fiz exatamente aquilo e fiquei no meu canto, com a câmera para baixo e um pouco escondida, somente observando.
Existem alguns momentos que considero preciosos, como os dois Chefs provando os temperos:
E trocando dicas sobre utensílios que utilizam na cozinha e onde compra-los:
Entre uma dica e outra, entre o preparo de uma coisa e de outra, a conversa foi desde música passando pelo Japão e sua cultura, até chegar em economia e política. E entre um tema e outro, fui fazendo algumas fotos como quem não quer nada.
Nesse dia aprendi sobre o preparo do arroz utilizado nos Sushis, sobre cada chef gostar de preparar o seu próprio Shoyu, sobre a diferença entre salmão selvagem e de cativeiro, o jeito de cortar o salmão e mais um monte de coisas. Confesso que já esqueci algumas coisas como os detalhes das facas e de alguns temperos, mas o que vai ficar para sempre na lembrança é a quantidade de simpatia e de sorrisos que os dois Chefs esbanjaram ao longo das cinco horas que trabalhamos juntos.
No final da noite, enquanto eles terminavam de montar os pratos, agradeci os dois por toda atenção e tudo o que me ensinaram. Nisso o Chef Marc Maeda me perguntou se eu esperava que iria aprender tudo aquilo naquela noite e respondi que não pois só tinham me informado que iria fotografar um renomado chef preparando um prato, mas acabei encontrando dois. Eles deram bastante risada e falaram que não eram chefs renomados e apenas pessoas normais.
Depois que terminaram os últimos toques, aproveitei o clima descontraído e brinquei: “Já que vocês são pessoas normais, o que acham fazer uma foto como se fossem grandes chefs?”. A foto não saiu com tanta pose quanto esperavam porque não conseguiam parar de dar risada, mas eles gostaram tanto que ela virou a foto de destaque da matéria sobre a degustação.
Tive outras oportunidades de trabalhar com o Chef Marc Maeda e ele esbanjou sorriso e simpatia em todas elas como a primeira vez que nos conhecemos.
Ficaram com vontade de saber mais sobre os pratos preparados e ver outros detalhes do preparo? Então passem lá na matéria Chef Marc Maeda e Chef Fernando Corsi!
Escrito por:
Chibbas
Site: www.chibbas.com
Facebook: www.facebook.com/ChibbasPhotography/
Instagram: www.instagram.com/chibbas_photography
E-mail: chibbas@gmail.com
Whatsapp – (11) 99941-2096