Um das minhas fotos favoritas que fiz para o Artes do Japão veio da oportunidade de acompanhar uma parte da entrevista do Sensei Hiroyoshi Ishibashi – 7º Dan Kyôshi de Kendô, que fizemos em 2013.
Em uma conversa bastante descontraída e cheio de simpatia, Sensei Ishibashi nos falou, entre outras coisas, que é paisagista e disse que por muitos anos fez os jardins cheio de plantas, mas que agora ele gostava de usar os espaços vazios para complementar os jardins que fazia. Se eu já estava feliz por estar na presença de um Sensei 7º Dan Kyôshi de Kendo, podem ter certeza que abri um enorme sorriso ao ouvir que ele aplicava no paisagismo o mesmo conceito que eu estava buscando compreender para aplicar nas minhas fotos.
Outra coisa que me chamou bastante a atenção na entrevista foi quando ele falou sobre “Nunca esquecer o Espirito de Iniciante”, que em japonês é Shoshin Wasurerubekarazu (初心忘れるべからず).
Demorei alguns anos para compreender o que o Sensei Ishibashi quis dizer com isso porque para mim não fazia o menor sentido ele ter o espirito de iniciante sendo um mestre 7º Dan Kyôshi. Mesmo sem entender o que ele quis dizer, acredito que consegui captar o momento exato em que ele pensava nisso enquanto colocava o seu Men, como vocês podem ver abaixo:
Mas como eu cheguei a compreender o Shoshin Wasurerubekarazu será assunto para um próximo texto! 😉
Passem na interessante Entrevista com Sensei Hiroyoshi Ishibashi para saber mais sobre Shoshin Wasurerubekarazu e Kendô!
Escrito por:
Chibbas
Site: www.chibbas.com
Facebook: www.facebook.com/ChibbasPhotography/
Instagram: www.instagram.com/chibbas_photography
E-mail: chibbas@gmail.com
Whatsapp – (11) 99941-2096