A coisa mais comum que me perguntam é: “Qual é o melhor modelo de maquina que você recomenda para quem está começando?” ou a famosa: “É melhor comprar uma Canon ou uma Nikon?” e a minha resposta geralmente é: “Tanto faz! Todas são bem parecidas. O modelo só vai fazer diferença se você se tornar um profissional e se especializar em alguma coisa.“. É visível no rosto da pessoa a decepção com a minha resposta, mas vou explicar um dos motivos (e talvez o principal) para essa minha resposta.
Uma coisa que eu sempre gostei na Fotografia foram as famosas fotos congeladas capturando os movimentos, e quando eu voltei para o mundo da fotografia foi algo que eu sempre tentei capturar nas minhas fotos.
Em vários momentos eu nunca estava com a minha máquina porque, convenhamos, ninguém espera que você vai ter que tirar fotos quando você está participando de um campeonato de futebol entre os amigos, ou de uma festa de aniversário, ou até mesmo de um campeonato de vídeo-game.
A coisa mais comum era alguém pedindo para tirar uma foto de um determinado momento e no começo a minha resposta era sempre a mesma: “Não estou acostumado com a máquina, não consigo!”, mas como todos esses eventos eram confraternização com amigos e eu não tinha nenhuma responsabilidade a não ser me divertir, eu aproveitava para brincar com a máquina e ver se conseguia capturar o momento que pediam, ou algum momento que eu queria em particular. Em algumas vezes eu consegui capturar o momento, em outras não… O mais legal era deixar a foto de surpresa na máquina da pessoa e depois ver a reação de surpresa do(a) dono(a) ou depois de alguns dias receber uma mensagem do(a) dono(a) todo(a) feliz!
Com o tempo e depois de MUITO praticar com as máquinas dos meus amigos(as), ficou mais fácil de me adaptar ao tempo de resposta de uma máquina e quando me pediam para capturar algum momento especifico a minha resposta mudou para: “Beleza! Mas existe uma chance de eu não conseguir, hein…” e depois de poucas tentativas, conseguia captura o momento que pediam.
Abaixo estão algumas fotos que fiz com máquinas diferentes da qual estava acostumado e consegui capturar o momento que eu quis:








Infelizmente não consegui as fotos que fiz nos anos de 2005 e 2006 com os modelos amadores da Samsung e da Canon, mas acredito que vocês perceberam que capturar o momento certo não depende somente do modelo da câmera. Claro que não pensava assim no começo e achava que aquela frase clássica da fotografia era a maior bobagem, mas os anos de pratica me mostraram que ela é realmente verdade: “Para se tirar uma boa foto não depende da máquina.”
Escrito por:
Chibbas
Site: www.chibbas.com
Facebook: www.facebook.com/ChibbasPhotography/
Instagram: www.instagram.com/chibbas_photography
E-mail: chibbas@gmail.com
Whatsapp – (11) 99941-2096
Essas fotos ficaram incríveis! Amei a primeira!