O Gueinosai do ano passado foi cheio de surpresas, além da agradável surpresa de eu conhecer o pai de um dos participantes do Gran Finale (contado neste artigo aqui), também tive outra agradável surpresa.
Estava lá esperando a próxima atração quando anunciaram que seria uma apresentação de “Ryukyu Buyo Karate” intitulada “Bu no Mai”. Por praticar Karate, isso me chamou bastante atenção e quando o grupo entrou no palco eu tive a impressão de ter visto um rosto familiar, mas ele estava bem ao fundo, então não dava para ter certeza. Depois de um certo tempo a pessoa veio para a fileira da frente devido à coreografia e tive a certeza que era meu amigo Wellington se apresentando.
Já fazia um bom tempo que não via o Wellington então fiquei muito feliz por encontra-lo tão de repente e ainda em uma apresentação do Gueinosai. Foi aquele tipo de felicidade repentina que você tem ao encontrar algum amigo na rua e de uma forma inesperada, que faz o seu dia ficar mais leve e você esquecer dos seus problemas.
“Bu no Mai” é uma mistura dos movimentos de Karate com os de Odori (dança) Okinawano. A ideia por trás do “Bu no Mai” é de trazer harmonia e boas energias para eventos e festividades. O grupo “Okinawa Karate Kobudo Jyureikan Jinbukai do Brasil” foi criado em 2007 pelo Sensei Flavio e pelo Sensei Satoru Saito, e na foto em questão vocês podem ver o Wellington utilizando o Sai, uma arma Okinawana durante a coreografia do “Bu no Mai”.
Infelizmente não consegui falar com o Welligton naquele dia, mas pude parabeniza-lo pela bela apresentação do grupo quando nos encontramos no Festival do Japão algum tempo depois.
Ficaram curiosos para saber como é essa mistura de movimentos de Karate com dança de Okinawa? Passem lá na galeria do 1º dia do 52º Festival de Música e Dança Folclórica Japonesa!
Escrito por:
Chibbas
Site: www.chibbas.com
Facebook: www.facebook.com/ChibbasPhotography/
Instagram: www.instagram.com/chibbas_photography
E-mail: chibbas@gmail.com
Whatsapp – (11) 99941-2096