Aconteceu nesse último sábado, dia 20, o evento Time After Time Capsule realizado pelo artista plástico japonês e fashion designer Sebastian Masuda e promovido e pela Fundação Japão São Paulo em colaboração com a SweetMimi Kawaii Corporation.
A palestra se iniciou pontualmente às 11 horas com as palavras do Consul Geral Yasushi Noguchi e do Diretor Geral da Fundação Japão São Paulo Masaru Susaki e com um desfile da moda urbana japonesa com Embaixadora Kawaii do Brasil, a Akemi Matsuda e sua equipe SweetMimi explicando sobre o estilo que escolheram usar e suas influências. Logo em seguida Sebastian Masuda iniciou sua palestra com muito bom humor, perguntando aos participantes o que eles sabiam sobre o Japão e explicando um pouco sobre o país e sua cultura.
Após essas breve introdução, Masuda falou de pontos chaves da sua carreira começando pela Exposição Colorful Rebellion – Seventh Nightmare feita em 2014, depois sobre o convite para ser o diretor de arte do videoclipe PONPONPON da cantora Kyary Pamyu Pamyu em 2011, indo depois para a direção de arte do Sanrio Puroland “Miracle Gift Parade” e a produção do restaurante “Kawaii Monster Café – Harajuku” ambos em 2015 e finalizando essa parte da palestra falando sobre a sua marca 6%DOKIDOKI..
Masuda também falou da importância que cantora a Kyary Pamyu Pamyu, videoclipe PONPONPON e outras meninas da Cultura Kawaii tiveram em ajudar a reerguer o país depois do terremoto e do tsunami que o país sofreu em 2011. Enquanto todos estavam abatidos pelo o que tinha acontecido com o Japão, elas se mostravam sempre sorridentes, vestidas com as roupas coloridas e cheias de vida, e isso chamou bastante a atenção das pessoas e da mídia na época porque eles queriam saber como aquelas meninas eram tão fortes.
Logo após Masuda começou a explicar a história de Harajuku e da Cultura Kawaii desde a sua origem na década de 1970, passando pelas décadas de 80 e 90, como ela começou a se espalhar pelo mundo com a ajuda do MySpace e da campanha intitulada Crazy Fashion da marca Benetton, até chegar às divas pop e a franquias como Detona Half e Monster High.
No período da tarde deu-se início ao workshop do projeto Time After Time Capsule. Iniciado em 2014 na cidade de Miami, nos Estados Unidos, o projeto consiste em espalhar a Cultura Kawaii viajando ao redor do mundo e mostrando o quanto esta cultura significa para cada participante.
No workshop os participantes fazem uma carta direcionada para eles mesmos para daqui a 20 anos, decoram a carta com coisas Kawaii e colocam a carta dentro de um enorme personagem transparente feito para cada ocasião.
O projeto viajará ao redor do mundo até 2020 onde retornará ao Japão e nas Olimpíadas de Tokyo será feito um monumento dedicado à Paz com todos os ursos sendo empilhados um em cima do outro. Após isso, ele voltará a viajar pelo mundo em 2035 para devolver as cartas de cada participante.
O workshop teve três horas de duração e contou com a presença de famílias, grupos de amigos, casais, pessoas que fazem parte da Cultura Kawaii e pessoas que não conheciam nada sobre essa cultura. Todos estavam sorrindo e se divertindo bastante com a idéia de escrever para você e ler uma carta de 20 anos atrás, principalmente as pessoas que tiveram contato pela primeira vez com a Cultura Kawaii.
Sebastian Masuda disse que gostou muito dessa oportunidade de vir para a América do Sul conhecer a Cultura Kawaii por aqui, de ver o interesse das pessoas por essa Cultura e que espera voltar mais vezes para acompanhar de perto o desenvolvimento da mesma.
CLIQUE AQUI PARA VER E CURTIR A GALERIA DE FOTOS: Time After Time Capsule em São Paulo |
---|