O cônsul-geral Yoshitaka Hoshino e esposa Madoka Hoshino, junto ao cônsul-geral adjunto Ken Kondo, receberam seus convidados em comemoração à Data Nacional do Japão no Hotel Windsor Flórida em 4 de dezembro de 2017. Com abertura dos tambores japoneses pelo Rio Nikkei Taiko, a mestre de cerimônia Marcelle Serrão Faria anunciou a apresentação do Hino Nacional Brasileiro pela cantora lírica Miho Hikichi, e o do Japão pelos alunos da Escola Japonesa do Rio de Janeiro.
Cônsul-geral Yoshitaka Hoshino dirigiu-se aos presentes em língua vernácula nessa comemoração antecipada do aniversário de S.M. o Imperador do Japão, que é a Data Nacional do Japão: disse que o imperador Akihito, que faz 84 anos em 23 de dezembro, é o terceiro imperador mais longevo; seu pai, o imperador Showa, completou 89 anos, e o imperador Gomizunoo, 85 anos. Citou que o “relacionamento entre a Casa Imperial e o Brasil é muito profundo”, tendo o imperador atual visitado o Brasil em 1997, e como príncipe herdeiro em 1967 e 1978. Entre outros assuntos, o líder do Consulado falou sobre a vinda de Suas Altezas o príncipe Akishino e a princesa Kiko em 2015; Jogos Olímpicos no Rio e a visita do presidente Temer ao Japão em 2016; abertura em 2017 de Japan House em São Paulo, primeira das 3 do mundo e já com 460.000 visitas; citou o desejo do governo japonês do Judô integrar currículo da rede pública no Brasil; externou a diplomacia estratégica do ministro dos Negócios Estrangeiros Taro Kono. Finalizou almejando o fortalecimento dos laços de amizade entre o Brasil e o Japão, e desejando saúde e vida longa ao imperador e a todos os presentes.
Akiyoshi Shikada, presidente da Renmei-Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro, conclamou os brindes ao imperador Akihito.
Os convidados apreciaram exposição de origami do grupo “Dobrando Com Arte”, estandes das empresas japonesas Nissan, Canon, Japan Radio Co. e Ajinomoto.