Como todo evento da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, o Sabores do Japão proporcionou alegrias ao numeroso público que afluiu à sede da Rua Cosme Velho, 1166 em 7 de outubro de 2017. Famílias, grupos de amigos saborearam combinado, temaki, hot Filadélfia, yakisoba, karê, inarizushi, takoyaki, tempurá de camarão e de legumes, yakitori, guioza, missoshiru; também salsichão, lingüiça no pão, banana caramelada, doces japoneses, refrigerantes, sakê e derivados… Adquiriram vestes e objetos de AsiaColors, quadros de Oshiê/Tomo Ishibashi, artesanatos de origamis/equipe Bruno Ferraz, produtos japoneses da Mamy Ltda.
Os coordenadores – Kenhitiro Kurihara, presidente em exercício, e Noemi Katayama, diretora do Fujinbu – receberam cônsul-geral do Japão Yoshitaka Hoshino, senhora Madoka Hoshino e Sota Hoshino; presidente da Renmei Akiyoshi Shikada e senhora Sanae Shikada; cônsul Ryuichi Sasaki e senhora Luz Sasaki; Izumi Takeno, gerente da Escola Japonesa do Rio de Janeiro entre presenças ilustres.
Conselheiro Walter Atsushi Yoshida sorteou brindes e comandou as atrações. Após o aplaudido Rio Nikkei Taiko/Infanto-juvenil aconteceu o primeiro desfile da AsiaColors: diretora Marcelle Torres narrou sobre a empresa social em prol do projeto brasileiro PAIS-Produção Agroecológica Integrada e Sustentável no Timor Leste.
Iaidô, Jodô e Kendô foram esplanados por Leonardo Seiichi Sasada Sato. Para mostrar que o Kendô pode ser praticado em qualquer idade, “lutaram” Sensei Toshinobu Endo, octogenário, e o menino Haruka Matsudaira. A platéia foi convidada a experimentar essa arte marcial.
Do palco professor Bruno Ferraz conduziu a oficina de Origami.
Marcelo Banja e seinens realizaram entretenimento numérico, e os contemplados ganharam almoço do Restaurante Matsuda; cestas de DRAC-Dist. e Repres. de Alim. Carioca Ltda. e de Mamy Com. Alim. Import. e Export. Ltda.; oshiê da sensei Tomo Ishibashi, origamis do professor Bruno Ferraz.
Após os números de grande plasticidade do Rio Nikkei Taiko/Adultos o Karaokê agitou os cantores amadores.
Foi evento bem sucedido graças à soma de forças de colaboradores do Consulado Geral do Japão, Renmei, alunos de Gastronomia da UFRJ, diretores e associados Rio Nikkei. Para o salão voltar às atividades no dia seguinte, a arrumação foi atacada por voluntários com eficiência e rapidez: centenas de mesas e cadeiras foram guardadas, e até o chão ganhou pano úmido. Como é bom existir solidariedade e união!!… Kenhitiro Kurihara enviou agradecimento a todos.