“Nossos resultados dependem da nossa capacidade em assumir nossos próprios erros e corrigi-los”
Não se sabe exatamente quando, mas nossa atual sociedade sofre de um mal que é a de vincular a um terceiro a “culpa” do seu insucesso. Culpa-se o outro por não ter sorte (já que o outro tem sempre mais), por não ter dinheiro para fazer extravagancias (já que o outro é sempre rico), por não conseguir aquele bom emprego (já que o outro de novo tem mais sorte), enfim, tudo é mais fácil para o outro.
Atualmente as pessoas julgam ser sempre mais sofredoras e que seus problemas são sempre maiores que dos outros, e consequentemente em algum momento, entram no estado de “coitado” onde se sentem injustiçados e culpam os “outros” por estarem em melhor situação.
No Budo é ensinado que em um treinamento, por vezes há o contato físico, e exatamente por este motivo, não há espaço para “acidentes”. Ensina-se que cada um é responsável por seus atos, por isso, aquele que ataca, tem a função de atacar e aquele que defende, tem a função de defender, trabalhando de forma harmoniosa e em conjunto, com responsabilidade e concentração, não haverá acidentes. Porém, se um dos dois lados se desconcentrar, a harmonia se quebrará e possivelmente o resultado não será o esperado. A primeira coisa a fazer, é aquele que se desconcentrou se desculpar, já que por “culpa” dele a harmonia do treinamento foi quebrada, já que tentar argumentar que a culpa foi do outro, é exatamente a fraqueza de espírito que deve ser superada neste caso.
Não perdemos nenhum pedaço de nós, muito pelo contrário, crescemos em humildade e aprendizado, dizendo ao errar (em qualquer situação): “Fui eu que errei me desculpe!”.
A sociedade pode sim melhorar, cada um fazendo a sua parte!!!!!
GANBARIMASHOU!!!!!
Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797