EXPERIMENTAR JAPÃO!!!… Foi o que aconteceu na concorrida 16ª Festa do Japão RJ em 19 e 20 de agosto de 2017 no Parque do Flamengo, altura da Rua Corrêa Dutra, Rio de Janeiro: milhares de admiradores de Cultura e Gastronomia Japonesas lotaram a área que circunda o Pavilhão Japonês e o prédio da Administração do Parque. Fazendo parte do calendário oficial da cidade desde 2015, o evento público foi organizado pela Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro (Renmei), Associação Nikkei do Rio de Janeiro (Nikkei), Instituto Cultural Brasil Japão (ICBJ) e Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro (Câmara Japonesa), com apoio do Consulado Geral do Japão, da Superintendência da Zona Sul da Prefeitura, Nissan, Ambev, Azuma Kirin, Oi.
Os visitantes foram envolvidos, sentiram, experimentaram e gostaram muito do variado e agradável pedaço do Japão, isto é, viveram momentos verdadeiramente inesquecíveis. Experimentaram Kimono na tenda do Consulado Geral do Japão, donde levaram próprias fotos tiradas ante painéis correlatos; praticaram Artes Marciais no palco, participaram de dança folclórica, conheceram sabores, viram escrever seu nome em caligrafia japonesa…
A solenidade começou com cortejo do Rio Nikkei Taiko (tocadores de tambores japoneses) ao palanque onde, conduzido por Walter Atsushi Yoshida/organizador-geral, fizeram alocuções Akiyoshi Shikada/presidente da Renmei, Sohaku Bastos/ presidente do ICBJ, Toshiya Asahi/presidente da Câmara Japonesa, Yoshitaka Hoshino/cônsul-geral do Japão, Marcelo Maywald/superintendente da Zona Sul na presença da Leila do Flamengo Maywald/nova administradora do Parque do Flamengo. Minoru Matsuura/presidente da Nikkei conclamou os brindes após o Kagamibiraki (quebra do barril de sakê).
Foi mestre de cerimônia o cantor Nobuhiro Hirata, que com talento e carisma despertou interesse e participação:
Dia 19, sábado. * TAIKÔ (percussão japonesa) por Rio Nikkei Taikô/Infanto-Juvenil. * JUDÔ/técnicas: com professora Silvana Nagai e alunos do Projeto Social do Complexo do Alemão e Plantando o Amanhã. * EISA/Dança de Okinawa com alunos da Escola Japonesa do Rio de Janeiro e Escola Modelo de Língua Japonesa do Rio de Janeiro.
Dia 20, domingo. * AIKIDÔ. Demonstrações com alunos e os professores Claudio Lourenço de Almeida/Rio Nikkei Dojo e Felipe Santos da Silva/MizuWani Dojo, instrutores filiados ao Instituto Maruyama-São Paulo/mestre Roberto Nobuhiko Maruyama. * TAIKO ISHINDAIKO de Londrina, PR, Campeões 2017 do XIV Festival Brasileiro de Taikô, Categoria Livre; vieram acompanhados do presidente Nelson Hidemi Okano da Associação Cultural e Social Ishindaiko. * MISSES. Nobuhiro Hirata apresentou Loanda Oliveira Fukuma, Miss Nikkey RJ 2017, Reina Kikuchi Pecsen, “1ª Princesa 2017” e Kamila Yuka Xavier Yamamoto, “Miss Simpatia 2017; também Kazuhiro Issobe, organizador do concurso “Miss Nikkey do Rio de Janeiro 2017”, evento da Renmei. * KARATÊ. Modalidades por atletas – convidados pelo shihan Sohaku Bastos da Aliança Nipo-Brasileira de Karatê-Do e da Federação Brasileira de Karatê – e conduzidos por Fernando Barros Ribeiro, técnico da Seleção Carioca e professor na Rio Nikkei.
Nos 2 dias: * TAIKÔ por Rio Nikkei Taikô/Adultos, Campeão Master 2010 no VII Festival Brasileiro de Taiko da ABT. * IAIDÔ, JODÔ, KENDÔ, artes praticadas na Associação Nikkei do Rio de Janeiro: Iaidô (Arte da Espada) por alunos do professor Toshihiko Tsutsumi; Jodô (Arte do Bastão e Espada) por professor Toshinobu Endo e Alexandre Cavalcanti; Kendô (Arte da Esgrima Japonesa) com alunos e os professores Toshinobu Endo e Patrick Bonaly. Teve participação especial do professor Yosuke Kataoka de Volta Redonda. * CANÇÕES JAPONESAS por Nobuhiro Hirata, que deu vida e cor às canções e brincadeiras. * COSPLAY, desfile e concurso coordenados por Nina Pereira com Angélica (Botan Leonheart), e organizados por Flavio Mello. * SUMÔ/instrutor Daniel de Macedo Guedes por praticantes do Sumo Rio de Janeiro/dojo Rio Nikkei. * DANÇA FOLCLÓRICA JAPONESA/BON ODORI em agradecimento aos antepassados, com participação do público, conduzida por Lilian Sinohara, professora de Odori na Rio Nikkei.
ATIVIDADES CULTURAIS. * O INSTITUTO CULTURAL BRASIL-JAPÃO (ICBJ), que completou 60 anos, promoveu em sua tenda: Exposições “Um país chamado Japão” e “Sabedoria oriental”/conteúdo Sohaku Bastos, apresentação Maria Julia Duarte Lira; Ikebana Seiguetsu-Rio (arranjos florais)/mestra Masuyo Otsuka; Origami (dobradura de papel)/profª Leda Vaz Ferreira; Oshie (arte com papel e tecido em alto relevo)/profª Tomo Ishibashi; Haikai (poemas curtos)/Maria Bernardina de Oliveira Silva; Shodoo (caligrafia japonesa)/Chiizu Katayama; Inscrição a bolsas de estudo para cursos; Caricaturas em estilo mangá com Gustavo Sakatsume. * ANBE. Participação da Academia Nipo-Brasileira de Escritores sediada em São Paulo: André Kondo, Julia Yassumi Shiraiwa, Sonoko Akamine, Sumie Shimizu e Thoshio Katsurayama. * EXPERIÊNCIA KIMONO/Equipe do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro. * KARUTA HYAKUNIN ISSHU/Demonstração de jogo de carta por Grupo de São Paulo. * NISSAN/exposição de carros e pintura de olho em daruma (boneco japonês).
* TENDA DE COMIDAS JAPONESAS/Renmei, Nikkei, Azumi, várias associações: donburi, futomaki, guioza, harumaki, hot filadélfia, karê, okonomiyaki, saraudon; também sushi (califórnia, salmão skin, makizushi, inarizushi etc), takoyaki, temaki, tenpura, tonkatsu, udon, yakisoba, obentô, yakitori, milho assado no missô, doces japoneses, dango, botamoti, mandjuzenzai; espeto de alcatra, linguiça no pão, salsichão, pastel, banana caramelada, caqui seco, doces portugueses, picolés e sorvetes de frutas, etc. BEBIDAS: cerveja kirin ichiban, sakê, caipisakê, caipirinha, caipivodka, refrigerante, cerveja, água.
Pessoas adquiriram produtos orientais e artesanatos nas barracas de MAMY,DRIK GEEK, KODAMA ORIGAMIS, NITERÓI, NIKKEI, UPLAMINE, TAO MING SHU, POKESTOP ANIME, PRESENTE ORIENTAL, ZAPHIRA, JAPAN SOCIETY, FLOR DE FOGO, CANTINHO DO ANIME; panelas especiais em KIMPIRA NABE; livros com escritores da ANBE. Contatos de cursos foram feitos em KUMON.
A soma das atrações e atividades culturais, variedade de comidas e produtos orientais, com a simpatia e gentileza dos realizadores, organizadores, colaboradores resultaram em sucesso e admiração à 16ª Festa do Japão RJ!!!!