Aconteceu no último final de semana (dias 26 e 27 de Agosto) o 6º TO-SA MATSURI no Parque da Água Branca, em São Paulo. Realizado pela Comissão Organizadora da Província de Kochi do Brasil, o evento deste ano foi abençoado por dois dias ensolarados, o que proporcionou além das belíssimas apresentações, inúmeras diversões para todo o público presente que lotou as dependências tanto do palco principal, como as dos bazaristas.
O palco principal deste ano também teve uma novidade que foi o próprio apresentador, que já é um show à parte, o comediante Marcos Aguena (O Japa da TV) que de forma descontraída e bem humorada, anunciou as apresentações e entreteve o público com sorteios e interações.
As apresentações tanto do sábado, como do domingo foram belíssimas e levaram ao público presente um pouco da cultura do Japão, diversificando entre música, dança, artes marciais, além das atividades de workshop e de assistência, como cursos gratuitos e brincadeiras. Um Festival feito para o intercâmbio entre o Brasil e o Japão, engloba apresentações e atividades para todas as idades, proporcionando uma grande interação. Assim aconteceu com as apresentações de Radio Taiso e Rizumu Kenko Taiso, atividades físicas direcionadas ao bem estar e saúde do corpo, mistura a dança com exercícios e leva todo o público a dançar junto.
No cerimonial de abertura estiveram presentes várias lideranças políticas da Prefeitura e do Estado de São Paulo, representantes da Cavalaria da Polícia Militar, do Parque da Água Branca, de entidades da Comunidade Japonesa no Brasil e também da província de Saitama do Japão. Na ocasião o evento também homenageou o Vereador Ushitaro Kamia pelo apoio aos ideais culturais e de intercâmbio.
A Banda da Cavalaria da Polícia Militar abrilhantou o evento tocando para todos, logo após a execução dos Hinos do Brasil e do Japão. Momento de grande simbolismo para o intercâmbio entre estas duas belíssimas nações.
O evento contou com apresentações de Danças tradicionais como o Yosakoi de Kochi (província originária deste tipo de dança), de Bandas como Ichi Hanno (que mistura instrumentos tradicionais de Okinawa com instrumentos do Brasil) e Gaijin Sentai (que com seu som pesado, toca sons de animês, tokusatsu, entre outros), o sábado foi finalizado com apresentações de grupos de dança K-Pop e com o grande show do cantor Ricardo Nakase, que dividiu o palco com suas convidadas: Flávia Kaori Kanegava, Marcia Mayumi e Beatriz Hikaru que interpretaram famosas canções e que fizeram o público dançar e cantar junto.
Nas Artes Marciais houve apresentações de Judo, com o Projeto A-Judo que atende crianças carentes da região central de São Paulo, dando-lhes oportunidade de conhecer além do esporte, também levar educação e auxiliar em sua preparação profissional. Também apresentações de Aikido e workshops oferecidos pela Confederação Brasileira de Aikido – Brasil Aikikai. No Karate houve apresentações da Associação Mugen-kan de técnicas de Karate-do e também de Kobudo (armas tradicionais) e também apresentação dos alunos da Associação Shizuoka Goju-kan e de seus Sensei conhecidos como Saito Brothers (atuais Campeões Mundiais) que fizeram uma apresentação de Bunkai-Kata-Kumite (aplicação das técnicas do Kata, efetuado em dupla) como parte da preparação para a disputa do Mundia que acontecerá em Setembro no Canadá, onde a dupla buscará o inédito título de Bicampeões.
Tudo isso no domingo, e além da aguardada Parada Taiko (tambores japoneses) que reuniu diversos grupos vindos de várias partes da cidade e do estado, iniciado com um belo desfile que percorreu boa parte do Parque e culminando no Palco Principal com uma contagiante e vibrante apresentação, houve também a Etapa do Cosplay World Master que atraiu milhares de fãs e adeptos, que circulavam no Parque, proporcionando ao público geral, a oportunidade de tirar várias fotos com seus personagens favoritos. Na etapa do Cosplay World Master houve um grande show com Diogo Miyahara que relembrou diversos sucessos Tokusatsu e com a Banda Gaijin Sentai.
Outra parte desta grande festa são os setores de gastronomia, que de forma de bem diversificada, oferece ao público tudo que há de melhor tanto da gastronomia japonesa, quanto da brasileira. A outra parte fica por conta dos bazaristas que oferecem novidades desde vestuário a produtos eletrônicos e brinquedos importados, fazendo a alegria de adultos e crianças.
Podemos dizer que o 6º TO-SA MATSURI foi um grande sucesso e que tem tudo para crescer ainda mais. Parabéns ao Presidente da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil, senhor Arnaldo Kenichi Katayama, ao Presidente da Comissão Organizadora do To-Sa Matsuri, senhor Fabiano Shiokawa e a todos os envolvidos e voluntários, pelo belo trabalho.
CLIQUE AQUI PARA VER E CURTIR A GALERIA DE FOTOS: 6º To-Sa Matsuri |
---|