A entidade foi fundada em 19 de fevereiro de 2009 com o objetivo de fortalecer a integração entre brasileiros e japoneses por intermédio de atividades relacionadas a Cultura, Educação e Esportes, colocando em primeiro plano o melhoramento da educação das crianças brasileiras no Japão.
Durante o ano de 2008, ano do centenário da imigração japonesa ao Brasil, o mestre de karate brasileiro nissei Tetsuyoshi Kodama organizou o torneio mundial infantil de karate em comemoração ao centenário, e paralelamente idealizou a criação de uma entidade que pudesse ajudar na integração dos brasileiros na sociedade japonesa.
A entidade tem 3 setores que são Cultura, Educação e Esportes e periodicamente promove eventos culturais, educacionais e esportivos, promove também palestras, discussões para o melhoramento do convívio dos brasileiros no Japão, e trabalha em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Educação de Hamamatsu, Consulado do Brasil em Hamamatsu e a Embaixada do Brasil.

Na ocasião da fundação da entidade o reitor da Universidade de Arte e Cultura de Shizuoka, Heita Kawakatsu, foi nomeado o primeiro presidente, mas no mesmo ano ele foi eleito governador de Shizuoka e desde então a entidade é dirigida por Tetsuyoshi Kodama que assume o cargo de vice-presidente. O prefeito de Hamamatsu Yasutomo Suzuki é o Presidente-honorário e o Deputado Federal Walter Ihoshi assume o cargo de Conselheiro honorário.

Sul ao grau de Comendador em 2016.
Em 2009 Tetsuyoshi Kodama foi condecorado pelo governo brasileiro pela ordem de Rio Branco ao grau de Oficial, pelos trabalhos que já vinha prestando desde que veio ao Japão em 1991 na ajuda das crianças brasileiras na adaptação escolar e ajudando os jovens brasileiros que desistiam de estudar e estavam indo para o caminho da marginalidade, e que para isso criou o grupo de ronda noturna para tirar esses jovens da marginalidade usando o diálogo e atividades físicas e culturais, e também pelo trabalho de integração entre brasileiros e japoneses.

A Aliança de Intercâmbio Brasil Japão além das palestras e reuniões entre os membros e também com a secretaria de educação, já organizou undokais, eventos de diversos esportes como karate, futsal, tenis de praia, sumo e outros, karaokê internacional e outros eventos e apoia também outras entidades.

Hamamatsu prepara-se para os jogos olímpicos e paralímpicos Tokyo 2020.
Hamamatsu foi escolhida para ser a base de treinamento dos atletas do judo e tenis de mesa da comissão olímpica do Brasil para os jogos olímpicos Tokyo 2020, e outras modalidades estão em fase de análise. Delegações brasileiras de todas as modalidades dos jogos paralímpicos Tokyo 2020 também escolheram Hamamatsu para ser a sede de treinamento.
Essa notícia foi anunciada pelo Consul-Geral do Brasil em Hamamatsu José Antonio Gomes Piras durante reunião palestra da Aliança de Intercâmbio Brasil Japão coordenada por Tetsuyoshi Kodama, no Okura Act City Hotel Hamamatsu no dia 18 de agosto de 2017, com presença de autoridades japonesas e representantes da comunidade brasileira e repórteres da midia japonesa e brasileira.

