A Associação União Roça Grande de Karate-do Goju-ryu contratou os serviços de Consultoria sobre a Cultura, Costumes e Idioma do Japão para Professores e Academias, contrate você também: https://artesdojapao.com/consultoria/
O estilo e sua origem
Karate-Do Goju-Ryu é um estilo de Karate desenvolvido e fundado oficialmente em 1933, pelo Sensei Chojun Miyagi, em Naha, na província de Okinawa (Japão). Conjuga técnicas rígidas com formas suaves, como o nome de origem japonesa explica: go (duro), ju (suave), ryu (fluxo, escola) – estilo de fluxo forte e suave.
Sensei Miyagi nasceu em 25 de abril de 1888, em Naha e faleceu em outubro de 1953. A maioria das suas técnicas foi ensinada pelo mestre Kanryo Higaonna (Higashionna), fundador do tradicional estilo Naha-te. Kanryo Higaonna, que nasceu em 10 de março de 1853 e faleceu em 1915, fazia parte da baixa nobreza. Ele queria viajar para a China para estudar, mas não tinha dinheiro para a viagem e recebeu ajuda de um proprietário de navio mercante. Em 1868, ainda jovem, foi para Fuzhou ou Foochow, a capital da província de Fukien ou Fujian, na China. Lá, foi discípulo de um mestre chinês chamado Woo (“Ru”, pronúncia em japonês), ou Ryu Ryu Ko, que o levou por inúmeras escolas de Boxe Chinês e treinou o estilo chamado Pak Hok Pai ou White Crane.
Sensei Kanryo Higaonna passou cerca de 15 anos (o período varia de acordo com a fonte consultada) na China treinando com Ryu Ryu Ko. Quando voltou para Okinawa, prestou homenagem ao proprietário do navio, Yoshimura, e ensinou a arte que aprendeu para seus filhos. Com a propagação da fama de suas grandes habilidades, passou a ensinar os membros da família real. Mais tarde, Sensei Kanryo Higaonna abriu seu próprio dojo. Tornou-se especialmente conhecido por sua incrível velocidade, força e poder. Sua arte ficou conhecida como Naha-te e após a sua morte, o Sensei Chojun Myiagi foi seu sucessor.
Com 11 anos de idade, por volta de 1899, Chojun Miyagi foi treinar artes marciais com Ryuko Aragaki. As lições se concentraram em desenvolver o físico por meio do treinamento com equipamentos como pesos de pedra (chishi), jarros de barro (nigiri-game) e um poste plano ou tábua presa ao chão e forrada na parte superior (makiwara). Em 1901, o aluno Miyagi foi apresentado ao mestre Kanryo Higaonna, quando aprendeu todos os katas do estilo. Miyagi diferenciou-se de Higaonna, que acreditava que um carateca deveria concentrar-se em um único kata por anos a fio, até conhecê-lo profundamente. Mas, Miyagi demonstrou ser possível aprender todos os aspectos do Naha-te, contudo, o treinamento com Miyagi era extremamente árduo e com especial foco no kata Sanchin.
Por influência do mestre e na companhia do amigo Yoshikawa, Chojun Miyagi fez sua primeira viagem até a China, que indiretamente influenciou o seu estilo, percebido em alguns katas. Ficou na China por quatro anos, seguiu os passos do seu mestre e treinou os estilos Pa Kua Chang e Shaolin Chuan. Voltou a Okinawa e, baseando-se no princípio do Yin-Yang (as energias negativa e positiva que regem o universo), uniu a flexibilidade das artes chinesas à rigidez do Naha-te e criou o estilo Goju-Ryu – a escola do rígido e flexível. Porém, as bases deste estilo já tinham sido estabelecidas pelo mestre Kanrio Higaonna, discípulo do mestre Chinês Woo.
IKGA Mundial | IKGA Brasil – International Karate Do Goju Kai Association
A International Karate Do Goju Kai Association (IKGA) foi fundada em 1965 pelo mestre Gogen Yamaguchi, o mestre com mais alto grau (Saiko Shihan) do Karate-Do Goju-Ryu da época. O mestre Yamaguchi foi presidente da IKGA até falecer em 20 de maio de 1989. Seus ensinamentos foram espalhados por mais de 30 países. Em janeiro de 1990, um dos seus filhos, o mestre Goshi Yamaguchi, o sucedeu como o segundo presidente e o mestre com o mais alto grau da IKGA. O título honorário de “Kensei” (o santo do Karate) foi atribuído ao saudoso mestre Gogen Yamaguchi pela IKGA, e ele foi por consenso nomeado Kaiso, o fundador.
Os objetivos da Associação são:
- Promover o estilo de Goju-Kai criado pelo mestre Gogen Yamaguchi.
- Promover a cooperação internacional entre seus afiliados pelo treinamento de Karate-Do e auxiliar a cultivar o caráter da juventude no mundo a fim de contribuir para a paz mundial.
Renshi Shihan Luiz Antonio Kotsubo recebeu das mãos do Saiko Shihan Goshi Yamaguchi, a representação oficial da International Karate Do Goju Kai Association (IKGA) no Brasil. Ficou com a missão de reconstruir a escola Goju Kai no país e dar continuidade ao trabalho de Ryuzo Watanabe Sensei, resgatar os valores e atualizar continuamente as especificidades técnicas do estilo. O legado recebido por Kotsubo Sensei aconteceu após um longo período em que o Brasil ficou sem representantes do estilo Goju Kai – desde 2000, dois anos após o falecimento de Watanabe Sensei. Renshi Luiz Antonio Kotsubo é o único representante da IKGA para todo o Brasil.
União Roça Grande de Karate Goju-Ryu
Dolarício Candido do Carmo, o SANSÂO, militar aposentado do Exército Brasileiro, começou a ministrar aulas de Karatê no ano de 1984 na Sociedade Beneficiente Bacacheri, passando neste local em suas mãos mais de 5 mil alunos e sendo que até os dias de hoje temos turmas treinando nas terças e quintas das 19:30 as 21:30.
No ano de 1991 se aposentou dedicando-se exclusivamente ao karatê e em 1996 recebeu o convite de um amigo Renato Alberti para fazer um trabalho comunitário no Clube Roça Grande de Colombo (Antigo Shamas), onde já se passaram mais de 1000 alunos nesses 17 anos de treino só neste local. E até hoje temos aulas nas segundas e quartas feiras das 19:30 as 21:30.
Seu sonho sempre foi ensinar, fazer algo pelos mais jovens e mostrar a eles o verdadeiro caminho do Karatê. Juntando a disciplina da caserna com a arte marcial, procurou ajudar os menos favorecidos, aqueles que não têm condições financeiras para pagar uma academia.
No decorrer destes 30 anos, Sensei Sansão, como era popularmente conhecido, conseguiu através de sua simplicidade, e dedicação, transformar a vida de muitas pessoas, pois sempre fez um trabalho voluntário, doando seu tempo e seus conhecimentos para além de difundir o karate, direcionar a vida de seus alunos para um futuro de aprimoramento, tanto físico como mental e espiritual.
“É um engano pensarmos que as artes marciais ensinam a luta, a briga ou os maus caminhos. Muito pelo contrário, nelas aprendemos a humildade e o amor à própria vida. Não podemos esquecer que a técnica e a mente sempre estão juntas no Karate” (Renshi Shihan Sansão)
Era uma pessoa extremamente disciplinada e obstinada, pois acreditava que o karate conseguia através das técnicas preparar os alunos para todos os desafios que teriam no decorrer de toda a vida.
Com o passar dos anos, sentiu a necessidade de adquirir mais conhecimentos, começou a ir à capital paulista para treinar com Sensei Ryuzo Watanabe, o difusor do karate goju-ryu no Brasil. Durante 10 anos foi na reunião mensal dos faixas pretas, no último domingo de cada mês para a padronização e o aprendizado de novas técnicas, inclusive algumas vezes perdendo a viagem devido ao fato de o treino ser cancelado e na época não terem meios de avisá-lo.
Em torno dos 50 anos de idade, Sansão descobriu ter o mal de Chagas, contraído nos acampamentos, pois era militar do Exército brasileiro. Mesmo com o passar dos anos e com o avanço da doença, Sansão nunca deixou de ensinar o karate dava quatro aulas por semana, no Roça Grande e no Bacacheri, e foi assim até o seu último dia, pois deu aula numa quinta-feira e veio a falecer na sexta-feira seguinte.
Faleceu com 69 anos de idade (29.06.2012), deixando a associação nas mãos de sua filha (Ana Paula), e de seus alunos mais antigos (Sandro e Emerson).
Em Jan.2012 foi outorgado ao Sansão o título de RENSHI SHIHAN ( Mestre Polido), pelo hombu dojo (matriz) Japão pelo próprio Saiko Shihan Goshi Yamagushi, presidente mundial da IKGA.
Deixou 15 faixas pretas formados, esse número pequeno se deve ao fato de ser muito rigoroso com relação à promoção desses faixas, pois para Renshi Shihan Sansão, não bastava ter boa técnica, boa forma física, tinha que ter caráter, e ser uma pessoa acima da média na sua vida profissional e pessoal.
“Àqueles poucos dispostos para o sacrifício que eleva e dignifica, terão problemas maiores se pensarem que com pouco esforço ultrapassarão certos caminhos. É, através das dificuldades que aparecem os verdadeiros praticantes de Karate” (Renshi Shihan Sansão).
Hoje a URKG está presente em sete locais, sendo três em Curitiba e quatro em Colombo, somando aproximadamente 200 alunos, sendo que é um trabalho voluntário, sem custos para os alunos, e infelizmente com um mínimo apoio.
A URKG na parte esportiva, todos os anos participa das 3 Fases do Campeonato Paranaense estando senpre entre as três primeiras Associações do Estado, no último ano em 2013 conquistou o Segundo Lugar Geral.
No nível nacional é Tri-Campeã Brasileira Consecutiva (2008, 2009 e 2010), e Bi-Campeã Sul Americana Interclubes (2011 e 2012), estando presente sempre entre as melhores associações paranaenses e brasileiras e sul americanas.
Além de participar todo ano dos Paranaenses e Brasileiros, a URKG organiza torneios desde o ano de 1998, sendo Campeã na 1 Copa da Uva realizada no município de Colombo. Também participando de Torneios no Estado de São Paulo (Caçapava) sempre ficando em Segundo Lugar só perdendo para os donos da casa.
Em todos os Torneios organizados pela IKGA Brasil os alunos da URKG participam como mesários tomando conta de todas as quadras e ajudando no bom andamento do evento, de forma gratuita, assim adquirindo conhecimento e engrandecendo nossa modalidade.
Também temos uma aluna que com muito esforço conseguimos mandar para o Campeonato Mundial em Mumbai na Índia, em dezembro de 2013, para participar na modalidade de Kumite (luta). Com ajuda dos alunos e Patrocinadores indicados pelos próprios alunos e rifas conseguimos que ela fosse. Ficando dez dias fora, nossa aluna, uma menina criada no município de Colombo, de família humilde, que iniciou seus treinamentos com o Renshi Shihan aos 10 anos de idade e com 18 estava representando nosso País num Mundial de Karatê. E com um maravilhoso resultado ela voltou com a medalha de prata na sua categoria, sendo um dos mais importantes títulos conquistado pela URKG.
Mesmo após a perda de nosso Sensei, mentor, pai e amigo, os que ficaram responsáveis pela continuação do trabalho realizado pelo Sansão, tem o difícil caminho não só de continuar com a mesma determinação, que nos foi passado, mas também de aumentar a difusão e atingir muitas mais pessoas para que através do karate continuemos transformando a vida, mostrando o rumo e incentivando a melhoria pessoal, física e espiritual, para que tenhamos mais cidadãos que contribuam para o crescimento de nosso país.
Parabéns!
Bela forma de reconhecimento
O karate está me fazendo um bem danado!
A disciplina perfeita que todos precisamos
Sou TDAH, no karate estou conseguindo trabalhar minha hipetatividade e principalmente equilíbrio.
Grata.