“Mais do que fazer algo com empenho, é preciso fazer com amor, com espírito, com a alma”
Na Cultura Japonesa há diversas palavras que não possuem uma tradução literal para o nosso idioma e Kokoro é uma delas. Traduzido como coração, sentimento, espírito, alma, é possível afirmar que a palavra em si engloba tudo isso. Palavra amplamente utilizada em praticamente tudo que se faz com esmero no Japão, Kokoro pode ser considerado como o fator determinante do que as artes japonesas representam.
Dentro do Budo (Caminho Marcial) se sabe muito das obrigações relacionadas ao fator da constante prática e disciplina em busca do aperfeiçoamento técnico, mas isso se torna ineficaz se não houver em conjunto, a aplicação do kokoro em tudo que tange o conceito da arte em si.
Não exclusivo da prática do Budo, este pensamento deve ser analisado e aplicado para tudo que fazemos no nosso dia a dia também, no trabalho, nos relacionamentos pessoais, nos estudos, nas coisas em que acreditamos. Não há como determinado serviço, produto ou mesmo um relacionamento ser bem sucedido se não houver um grande empenho, uma grande doação de vontade, uma grande aplicação do kokoro.
Atualmente muito se é valorizado pela velocidade e pela rapidez, mas também é preciso valorizar a durabilidade, qualidade e conteúdo. Às vezes é preciso pensar que mais do que se mover rápido, é preciso saber se mover no tempo certo.
Precisamos nos esforçar para que o mundo não seja algo totalmente material e superficial, que tudo tenha mais kokoro!!!!!
GANBARIMASHOU!!!!!
Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797
Gratidão pela excelente lição, Mestre Akira Saito!!
Agora entendemos o que fazemos conforme aprendemos com nossos pais.
Havemos de transmitir!!
Teruko