Centenas de participantes participaram do “Festival de Culinária e Artes do Japão” da Associação Nikkei do Rio de Janeiro em 8 de abril de 2017. Em ambiente familiar e agradável apreciaram combinado, temaki, hot filadélfia, karê, yakisoba, gyoza, yakitori, takoyaki, harumaki, banana caramelada, doces japoneses, até sorvete com cobertura de chocolate na hora; ainda caipirinhas, bebidas japonesas, salsichão…
O Rio Nikkei Taiko, sempre evoluindo, encantou com apresentações dos tocadores mirins e adultos. Lilian Sinohara foi aplaudida pelos números de Odori (Dança Japonesa). Praticantes de Iaidô, Jodô e Kendô demonstraram conhecimentos, e ao final, pessoas da platéia experimentaram manejo de shinai (espada para treino feita de bambu). O palco estava ornado com Shodo (Caligrafia Japonesa) de autoria de Futoshi Yoshikawa, e Ikebana (Arte Floral) Seiguetsu-Rio de Janeiro. Na parte antiga da sede, professor Bruno Ferraz ensinou Origami a interessados. No pátio foram vendidos camisetas/Rio Nikkei Taiko, oshiê (desenho em relevo)/Tomo Ishibashi, origamis/Rio Nikkei.
Como sempre acontece nos eventos, batalharam juntos todos os departamentos da Rio Nikkei; e o Seinenkai (Grupo de Jovens), ainda fez seu tradicional jogo de números. Karaokê animado arrematou o festival. Colaboradores do Consulado Geral do Japão, Escola Japonesa do Rio de Janeiro, Culinária Asiática da Universidade Estácio de Sá somaram forças e simpatias. Walter Atsushi Yoshida, apresentador do evento, sorteou inúmeros brindes.
Presidente da Rio Nikkei, Minoru Matsuura, e a primeira dama Rosa Matsuura agradeceram presenças aos cônsul-geral interino Ken Kondo, cônsul Ryuuichi Sasaki e esposa Luz Sasaki, membros do Consulado; presidente da Renmei/Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro, Akiyoshi Shikada, e esposa Sanae Shikada; diretor da Escola Japonesa do Rio de Janeiro, Kiyoto Hikichi e esposa Miho Hikichi; membros da Câmara Japonesa, entre ilustres presenças.