Aceito recentemente pelo Comitê Olímpico Internacional para integrar as próximas olimpíadas, em 2020, no Japão, o karate começa a viver uma nova fase. Para promover a modalidade no Brasil, a Fundação Japão traz em fevereiro para o país dois karatecas japoneses do estilo Shotokan.
Os treinadores Okabe Shigehiro, 6º dan, e Ejiri Masahiro, 5º dan, estarão em São Paulo, em 16 de fevereiro, quinta-feira, para um workshop de Karate Shotokan, às 19h, que será gratuito e aberto ao público, tanto para praticantes como para não praticantes.
Para participar, basta enviar um e-mail para info@fjsp.org.br, colocando na linha de assunto “Workshop de Karate Shotokan”. No e-mail, devem ser informados nome completo, e-mail, telefone para contato e informar se é ou não praticante de karate.
Nos dias 17 e 18 de fevereiro, os caratecas japoneses realizarão três apresentações em Belo Horizonte (MG), durante a programação do 6º Festival do Japão de Minas. As apresentações acontecem no Expominas às 15h30, no primeiro dia, e às 12h e às 15h no dia seguinte.
Mais informações no site: http://www.festivaldojapaominas.com.br/site/
Os convidados
Okabe Shigehiro
Nascido em 1952, é formado na Kyoto Sangyo University, 6º dan no estilo Shotokan de karate. Mestre 6º dan pela Japan Karatedo Federation, é examinador para proficiência de 3º nível pela Japan Karatedo Federation, árbitro oficial em kumite/kata nível nacional pela Japan Karatedo Federation e treinador avançado pela Japan Sports Association.
Iniciou no karate ainda no colégio, onde chegou a capitão da equipe na Kyoto Sangyo University. Sua equipe conquistou o título no 26º Campeonato Nacional Japonês de Karate.
Após a graduação, continuou se aperfeiçoando, atingindo boas colocações nos campeonatos nacionais. Há cerca de 20 anos, ao perceber as possibilidades que o treinamento e a disciplina do karate poderiam proporcionar no enfrentamento das adversidades do cotidiano, fundou uma academia onde, atualmente, se empenha transmitindo os cinco princípios do espírito de luta a homens e mulheres de 3 a 60 anos de idade.
Ocupa, hoje, os cargos de diretor executivo na Japan Karatedo Students Federation, diretor executivo e chefe da arbitragem da Kansai Karatedo Students Federation, diretor executivo da Japan Shotokan Karatedo Association e diretor geral da Japan Shotokan Karatedo Association-filial de Osaka.
Ejiri Masahiro
Nascido em 1967, 5º dan no estilo Shotokan de karate, é treinador em karatedo e treinador esportivo oficial pela Japan Sports Association. É também árbitro A oficial nível nacional pela Japan Karatedo Federation, árbitro A da Asian Karatedo Federation e árbitro B da World Karate Federation.
Influenciado pelo tio, que lecionava karate, iniciou a prática desde o 3º ano do ensino fundamental. Alguns anos depois, quando já não havia karate na grade curricular, seguiu praticando a modalidade como atividade extra curricular.
Há 15 anos, fundou a academia Seiyukan, na qual leciona para alunos do ensino fundamental, levando-os ao campeonato nacional japonês todos os anos. Ejiri também participa da arbitragem do campeonato mundial anualmente.
Atualmente ocupa os cargos de diretor executivo e diretor de arbitragem da Nagano Karatedo Federation.
Os diferentes estilos*
O karate é originário de Okinawa, no Japão, onde surgiram os três estilos iniciais desta arte marcial: Shuri-te, Naha-te e Tomari-te. A partir destes, derivaram os demais estilos que foram surgindo e que existem até hoje.
Da capital Shuri, veio o Shuri-te, que valorizava a velocidade; enquanto em Naha, surgia o Naha-te, que dava ênfase à força. Da cidade portuária de Tomari, o Tomari-te, que incluia algumas características dos outros dois estilos, especialmente do Shuri-te.
Mais tarde, o Naha-te originou o estilo Goju-Ryu de karate. Shuri-te e Tomari-te deram origem aos estilos Shorin-Ryu, Shito-Ryu, Wado-Ryu e Shotokan que são os cinco estilos reconhecidos atualmente pela Federação Brasileira de Karate. Há, ainda, o Uechi-Ryu que não deriva dos três estilos iniciais.
Goju-Ryu
Fundado pelo Mestre Chojun Miyagi, o nome vem de Go (força) e Ju (flexibilidade). Suas técnicas primam pelo bloqueio, priorizando a rapidez no ataque. É uma técnica penosa, dura e verdadeira, caracterizada pela respiração “Kokyu” abdominal sonora.
Shorin-Ryu
O estilo Shorin, foi iniciado por Choshin Chibana, seguido por Katsuya Miyahira e Yoshihide Shinzato. Seus preceitos incluem respeito, cortesia, paz, fraternidade, dedicação, harmonia, justiça, união, humildade, paciência, otimismo, bom-senso, prudência, controle da violência e disciplina. Os treinamentos englobam preparo físico, mental e espiritual, defesa-pessoal e também meditação. Sem contato total, o estilo inclui diversas técnicas também de quedas, torções e imobilizações.
Shito-Ryu
O estilo Shito-Ryu foi criado por Kenwa Mabuni a partir da fusão das características de Naha-te e Shuri-te, resultando em uma grande riqueza de formas (katas). A palavra Shito traz os caracteres japoneses do nome de seus professores. “Shi” representa o primeiro kanji do nome de Itosu, “To” representa o primeiro kanji do nome de Higaona, e “Ryu” significa escola ou estilo.
Wado-Ryu
O estilo Wado-Ryu (estilo do caminho da paz) foi criado pelo Mestre Hironori Otsuka e, ao contrário dos demais, utiliza o mínimo de esforço. É baseado em princípios físicos e fisiológicos, utilizando esquivas, bases mais altas, técnicas peculiares e nomenclatura própria.
Realização
Fundação Japão
Apoio
Festival do Japão em Minas
Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil
Programação
Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017
Workshop de Karate Shotokan em São Paulo
Local: Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil
Endereço: Av. Lins de Vasconcelos, nº 3352 – Vila Mariana (próximo ao metrô Vila Mariana)
Horário: 19h
Duração: aproximadamente 90 minutos
Inscrição: info@fjsp.org.br (Linha de assunto: Workshop de Karate Shotokan | com nome completo, e-mail, telefone para contato e informar se é ou não praticante de karate)
Vagas limitadas!!!
Mais informações: (11) 3141-0110
Sexta e sábado, 17 e 18 de fevereiro de 2017
Data: Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017, às 15h30 | sábado, 18 de fevereiro de 2017, às 12h e às 15h
Local: EXPOMINAS – 6º Festival do Japão de Minas
Endereço: Av. Amazonas, 6.200 – Belo Horizonte
Mais informações: http://www.festivaldojapaominas.com.br/site/
Parabéns para os organizadores que tornaram esta idéia possível de ser realizada no Brasil. Temos no Brasil a maior colonia Okinawa e Japonesa do mundo e um intercâmbio como este fortalecerá mais ainda os laços de amizade entre o Brasil e nossos queridos imigrantes e descendentes japoneses. Muito obrigado