Famílias inteiras, grupos de várias idades foram à sede da Associação Nikkei do Rio de Janeiro – Rua Cosme Velho, 1166, 8 de outubro de 2016, entrada franca – para participar do “Sabores do Japão”: atrações e pratos típicos japoneses. No pátio externo sob enorme tenda, apreciaram combinado, temaki, hot Filadélfia, yakisoba, karê, takoyaki, tempurá de camarão e de legumes, yakitori, guioza, missoshiru; também salsichão, lingüiça no pão, banana caramelada, doces japoneses, refrigerantes, saquê e derivados… Como lembranças adquiriram quadros de Oshiê/Tomo Ishibashi, artesanatos de origamis/equipe Bruno Ferraz, camisetas/Rio Nikkei Taikô.
Tsuyoshi Yamamoto, cônsul-geral do Japão, Akiyoshi Shikada, presidente da Renmei, Kiyoto Hikichi, diretor da Escola Japonesa do Rio de Janeiro, e personalidades foram recebidos por Kenhitiro Kurihara, vice-presidente e Noemi Katayama, diretora do Fujinbu devido a Minoru e Rosa Matsuura, presidente e primeira-dama, estarem viajando.
Ricardo Okada, diretor secretário Rio Nikkei, apresentou a programação e sorteou brindes no salão de festa equipado por mesas e cadeiras para expectadores. O Taikô Infantil foi vivamente acompanhado pelos familiares e amigos: sabemos que quando uma criança brilha é por existir adulto que a incentiva, a acompanha em todas as etapas, como os constantes treinos. O Taikô Adulto foi tão admirado, que precisou atender número extra após o último.
Sensei Yo Matsudaira mostrou como se veste kimono sozinha: com explicação de Shirley Yurica Kanamori Atsumi, diretora cultural, e ao som de flauta por Yutaka Matsudaira.
Iaidô, Kendô e Jodô foram acompanhados com grande interesse pela platéia. Sensei Toshinobu Endo explicou que as Artes Marciais podem ser praticadas por todas as idades. No Kendô participou o menino Haruka Matsudaira, 9 anos.
Os seinens – Marcelo Banja e equipe – realizaram entretenimento em que felizardos ganharam prêmios ofertados pelos Restaurantes Nik Sushi e Matsuda, cestas por DRAC-Dist. e Repres. de Alim. Carioca Ltda., quadro de Oshiê pela sensei Tomo Ishibashi.
O “Sabores do Japão 2016” foi bem sucedido pela força de todos os departamentos da Rio Nikkei, assim como de voluntários: os famosos takoyaki tiveram a colaboração de membros do Consulado Geral do Japão e da Escola Japonesa do Rio de Janeiro; auxiliaram – em variadas confecções – alunos da sensei Laura Kiyoko Ide/Gastronomia da UFRJ. A todos o vice-presidente Kenhitiro Kurihara enviou agradecimento.
Fotos de vários autores
Como acontece em eventos da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, os participantes puderam apreciar Cultura e Culinária Japonesas. Vivas para a solidariedade e soma de forças de todos que trabalharam!!