No dia 21 de agosto de 2016 o primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe surpreendeu mais de uma vez.
O acontecimento visto pelo mundo inteiro foi quando, num cenário fictício – ao sentir que não chegaria a tempo ao Encerramento dos Jogos Olímpicos do RIO 2016 – se transmutou como Super Mario Bros e, com a ajuda de Doraemon, entrou numa tubulação verde em Tóquio e saiu no Rio/Estádio do Maracanã/comemoração final das Olimpíadas!!! Com bola e capa na cor vermelha, assim como o boné que tinha a palavra TOKYO no lugar da letra M. Nessa cerimônia a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, recebeu a bandeira olímpica do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do presidente olímpico internacional, Thomas Bach, rumo a TOKYO 2020. Foram apresentações belíssimas, e a cidade do Rio de Janeiro passou para a História como a primeira a sediar as Olimpíadas na América do Sul.
O outro momento aconteceu no Rio de Janeiro, final da tarde do mesmo dia. Os convidados do cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Tsuyoshi Yamamoto, tiveram a surpresa de receber aperto de mão do primeiro-ministro do Japão. Trabalharam jornalistas do Governo do Japão conectados à sala de imprensa, e quem escreve, presente também como convidada. O ilustre visitante chegou acompanhado do embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, e seus vice-chefe de gabinete, Koichi Hagiuda, e assessor especial Eiichi Hasegawa. À sua entrada foi saudado com palmas e bandeirinhas do Brasil e do Japão.
Sendo mestre de cerimônia o cônsul-geral Tsuyoshi Yamamoto e intérprete a vice-cônsul cultural Ayaka Kimura, o primeiro-ministro Shinzo Abe usou das palavras em língua japonesa. Considerou a contribuição da sociedade nipo-brasileira ao desenvolvimento do Rio e do Brasil, citando como exemplo a Ishibrás, onde o presidente atual da Renmei, Akiyoshi Shikada, e muitas pessoas presentes atuaram: a empresa foi chamada de ‘Ishicola’ pela referência à ‘escola’, geradora de desenvolvimento de recursos humanos e transferência de tecnologia japonesa. Reconheceu o trabalho árduo dos colonizadores agrícolas de Funchal, importante fornecedor de alimentos; e agradeceu a essa comunidade pela doação – coletada nas comemorações de seu cinquentenário – à reconstrução da região leste do Japão, após o grande terremoto de 2009. Disse que o Japão seguirá no caminho do desenvolvimento para que a sociedade nipo-brasileira do estado do Rio de Janeiro lhe tenha orgulho, arrematando com sinceros desejos de constante desenvolvimento e de sucesso a todos.
Akiyoshi Shikada, presidente da Renmei – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro fez saudações em agradecimento. Seguiu-se sessão de fotos.
Foi surpresa muito agradável para os convidados do Sr. Tsuyoshi Yamamoto, Cônsul-Geral do Japão no Rio de Janeiro: além das palavras de reconhecimento à comunidade, receberem aperto de mão do Sr. Primeiro-Ministro Shinzo Abe, apenas horas antes de seu comparecimento ao encerramento público dos Jogos Olímpicos RIO 2016!!!
Que TOKYO 2020 tenha SUCESSO maior que o almejado!!!