“Muitos criticam, mas poucos sabem o valor do sacrifício”
Com os Jogos Olímpicos, com toda a beleza, a adrenalina, a emoção das competições, vem junto também a dor da derrota. Em qualquer competição para os atletas de ponta, o que importa é entrar para vencer. Em uma competição onde o nível é altíssimo, o natural é que de lá saia um Vencedor e “vários” perdedores (não no sentido pejorativo), mas sim que o lugar mais alto do pódio é reservado para aquele que naquele dia foi perfeito. Assim foi com a nossa grande Judoca e exemplo para muitos, Rafaela Silva.
Vejo com certa hipocrisia em nosso país algumas pessoas ficarem defendendo que “o que importa é competir”, mas assim que um atleta brasileiro perde, estas mesmas pessoas já saem logo fazendo críticas de todo tipo, muitas de forma pejorativa, preconceituosa e racista. Defendem uma ideia, mas na prática não entendem o valor dos sacrifícios. Torcer não é isso, torcer não é vaiar, torcer não é xingar, torcer não é ofender, só porque o atleta não lhe deu “aquela satisfação”. Torcer é dar suporte, torcer é sofrer junto, torcer é dar apoio mesmo na derrota.
Todos têm direito às críticas, afinal opiniões são diversas e vivemos em um país de livre expressão. Mas com respeito, com um mínimo de embasamento (isso sim falta muito, já que aqui no Brasil todos se acham técnicos) e um mínimo de educação. Julgar uma estratégia ou um resultado após o seu término é realmente muito fácil. Por isso não deixem a oportunidade do espírito olímpico passar, vá a um local de treino, experimente treinar de verdade por algumas horas, dias e semanas, isso com certeza lhe fará muito bem.
Ser atleta em nosso país já é um índice de dificuldade, isso por si só já merece todo respeito.
Juntos por um Brasil mais respeitoso!!!!!
GANBARIMASHOU!!!!!
Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797
Penso que – as pessoas que criticam – assim fazem por desconhecimento do esforço imenso que é preciso para alcançar estágios admiráveis. Os que sabem, respeitam: que bom existir pessoas assim!!