Muito concorrido, o Festival de Tanabata da Associação Nikkei do Rio de Janeiro aconteceu em 9 de julho de 2016 na sede da Rua Cosme Velho, 1166, coordenado pelos diretores Shirley Yurica Kanamori Atsumi e Heitor Hitoshi Sato, e apresentado pelo conselheiro Walter Atsushi Yoshida. Foram oferecidos udon, kare, hot filadelfia, yakisoba, temaki, tenpura de legumes e camarão, takoyaki, yakitori, gyoza; também salsichão, banana caramelada, pão com lingüiça, sake e derivados. Ainda camisetas variadas, lembrancinhas de Origami, quadros de Oshie/Tomo Ishibashi, produtos japoneses.
Esteve presente Jo Takahashi – produtor cultural em JOJOSCOPE – para apresentar a moda japonesa Lolita: a kawaii Julynha Toys, trajando belo vestido com fartos babados e laços, completou penteado com cachos laterais no palco.
Foram aplaudidos números do Rio Nikkei Taiko Infantil e Adulto. Ao final, a equipe – que participou do XIII FESTIVAL DA ABT em São Bernardo do Campo no dia seguinte – brindou com o tema das Olimpíadas.
Cristina Matsuura, Faixa Preta, 1º Dan, fez demonstração de Karatê, e Lilian Sinohara, apresentou dança japonesa. Na varanda foi contada a lenda de Tanabata, e Bruno Ferraz, professor de Origami, ensinou como dobrar papel. O Seinenkai conduziu atração numérica com agradáveis prêmios doados por Restaurante Tenkai, Restaurante Nick Sushi, Restaurante Matsuda, Mamy Com. Alim. Imp. e Exp. Ltda., DRAC-Dist. e Repr. de Alim. Carioca Ltda. Ao final os tanzakus escritos por Kiyoto Hikichi, diretor da Escola Japonesa do Rio de Janeiro, foram queimados para levar os desejos pedidos ao casal Orihime & Altair no reino celestial.
Minoru Matsuura, presidente da Rio Nikkei, agradeceu presenças ilustres de muitas instituições, e atuação dos colaboradores.
Pedindo com coração: os desejos se realizem para todos!!!