Durante a Noite do Japão, em 5 de março de 2016 com entrada franca, mais de 700 participantes lotaram a sede da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, na Rua Cosme Velho, 1166, Rio de Janeiro. Abrigados sob tenda gigante no pátio externo, degustaram combinado, temaki, hot Filadélfia, yakisoba, kare, takoyaki, harumaki, yakitori, guioza; ainda, tenpura, salsichão, lingüiça no pão, misoshiru, banana caramelada, doces japoneses. Também apreciaram bebidas como sake e derivados. Adquiriram origami, oshiê, camisetas do Rio Nikkei Taiko, produtos orientais da empresa Mamy.
O presidente e primeira dama da Rio Nikkei, Minoru Matsuura e Rosa Matsuura receberam membros do Consulado Geral do Japão, presidente da Renmei Akiyoshi Shikada, presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão Sohaku Bastos, diretor da Escola Japonesa do Rio de Janeiro Masahiro Kawano, entre ilustres presenças.
Walter Yoshida, conselheiro Rio Nikkei, anunciou as apresentações. Rio Nikkei Taiko (percussão de tambores japoneses) foi a primeira atração muito aplaudida; seus admiradores são numerosíssimos. Bruno Ferraz, professor de Origami na Rio Nikkei, ministrou oficina para a platéia, que acompanhou dobrando papéis em suas mesas. Seguiu-se a Dança do Leão por Pedro Félix da Silva e Rômulo do Espírito Santo, com Mário Kimio Matsumoto ao taiko. Sensei Claudio Lourenço de Oliveira, instrutor de Aikido pelo Instituto Maruyama no dojo da Rio Nikkei, narrou sobre a arte marcial e mostrou técnicas com aikidokas.
Enquanto acontecia a atração numérica pelos seinens, faltou fornecimento de eletricidade. Adiantou-se a 2ª série do Rio Nikkei Taiko; a luz voltou antes do final aclamado. Os membros do Seinenkai retomaram suas posições e, como prêmios, entregaram vales para almoço nos Restaurantes Nik Sushi, Matsuda, Ekko’s Gastronomia; cestas doadas por Mamy Com. Alim. Imp. e Export. e por DRAC – Dist. e Repres. de Alimentos Carioca.
Compareceram crianças e adultos com trajes típicos. Sortearam-se muitos brindes. Confraternização reinou calorosa. Houve satisfação geral com as ótimas apresentações. Batalharam juntos seinens, senhoras do Fujinbu, diretores, associados; da mesma forma, colaboradores do Consulado, da Escola Japonesa/Rio, alunos da UNISUAM/professora Laura Kiyoko Ide. RESULTADO: sucesso mais uma vez.








Agradecemos as presenças, e a força e união costumeiras!!
O nível alcançado foi possível graças ao empenho de todos!!!
Teruko
Que matéria bem feita!!!
Parabéns
Ivaldo Ogata
Muito Obrigada pelas gentis palavras, Ivaldo Ogata san!!
Pela sua colaboração e todos, a Noite do Japão foi bem sucedida!!!
Teruko