O site Artes do Japão tem o prazer de trazer a entrevista com este ícone dos Festivais da Cultura Japonesa no Brasil, o cantor e interprete Ricardo Nakase. Conhecido por suas belas interpretações de cantores famosos da música “Enka” e também por seu visual que transparece toda sua alegria, toda sua paixão pela arte de cantar e interpretar, é sempre requisitado por onde passa.
Sempre alegre e solicito, é uma pessoa que transmite às pessoas ao seu redor toda esta energia positiva e contagiante.
Entrevista Com O
Cantor E Interprete Ricardo Nakase
Cantor E Interprete Ricardo Nakase
01 – Artes do Japão: Em poucas palavras defina quem é o cantor e interprete Ricardo Nakase.
Ricardo Nakase: Acho que esta é a pergunta mais difícil. Rs. Algumas palavras me acompanham sempre: Versátil, sorridente, intenso, corajoso, extravagante, exótico. Talvez esta seja a minha definição, mesmo porque procuro estar em constante processo de auto conhecimento, e com isso, é difícil me auto definir.
02 – Artes do Japão: Como e quando foi o início desta paixão pela arte da música?
Ricardo Nakase: Foi através dos concursos de karaokê que me aproximei dos palcos. Eu já tinha admiração pela musica enka, pois a minha família sempre teve gosto por este estilo musical. Em 2005 conheci ao acaso o Kaikan do Imirin Aikokai, na Zona Norte de São Paulo, onde iniciei orientações musicais com a Professora Sachiko Ono. Em 2008 passei a ter orientações musicais com o saudoso Professor Hiroki Okada no Kaikan da Vila Nova Cachoeirinha, também na Zona Norte de São Paulo. Com o falecimento do professor Hiroki Okada, passei a ter orientações musicais com a professora Kiyomi Kanashiro, que atualmente é, além da minha atual professora, também uma grande amiga. Iniciei as orientações musicais para fugir do estresse diário, uma forma de fulga da prisão do dia a dia.
03 – Artes do Japão: Sempre muito requisitado em Eventos e Festivais da colônia Japonesa por suas belas performances, como concilia a vida artística da vida cotidiana?
Ricardo Nakase: Atualmente, a maioria das apresentações se concentram nos finais de semana. Com isso, fica mais fácil conciliar com a minha rotina. Atualmente trabalho numa instituição financeira e a musica é uma forma de válvula de escape para sanar o estresse. Como na grande maioria dos eventos a apresentação é de forma beneficente, ainda não posso me dedicar totalmente à musica como gostaria.
04 – Artes do Japão: Como surgiu a ideia de interpretar o visual do famoso cantor japonês Mikawa Kenichi?
Ricardo Nakase: Com o falecimento do professor Hiroki Okada em 2008, a colônia japonesa perdeu um grande artista. Ele era conhecido por interpretar e imitar o cantor Mikawa Kenichi, famoso por suas apresentações exuberantes. Em 2009 surgiu a idéia de fazer uma homenagem ao saudoso professor. No show de final de ano do Grupo The Friends no Bunkyo(SP), que se assemelha ao Kouhaku Utagasen do Japão (Show de final de ano da TV NHK), sugeriram para que eu interpretasse a canção “Sasoriza no Onna” do cantor Mikawa Kenichi como forma de homenagear o meu professor. A idéia deu certo e com a parceria de outros alunos, homenageei fazendo uma super produção com coreografia e troca de roupa durante a musica. Posso dizer que as minhas madrinhas de show são a Marcia Matsuo e a Mizue Yamaguchi que me incentivaram e me apoiaram nesta impreitada desde o incio.
05 – Artes do Japão: A cultura pop japonesa através de mangás, animes, cosplays, etc., parece estar em alta no Brasil. Em sua opinião a música japonesa está também entrando no gosto do público brasileiro?
Ricardo Nakase: Acredito que o gosto brasileiro é bem apurado e tolerante quanto à outras culturas. Mas também podemos dizer que este gosto é facilmente conduzido pela mídia. Atualmente podemos verificar uma onda de “culturismo oriental” no Brasil. Nunca se viu tantos eventos com temática oriental como nos dias de hoje. A culinária, os artigos e lembranças, e até algumas celebridades instantâneas estão divulgando cada vez mais a cultura oriental. Creio que a música japonesa tem sido muito divulgada, mas não o suficiente para criar um mercado para este estilo no Brasil. A musica japonesa ainda é visto como artigo folclorico, e não como música para ser apreciada. Mas com o trabalho de divulgação de vários artistas da colônia japonesa como tem ocorrido, talvez em breve, esse panorama mude.
06 – Artes do Japão: Além de suas performances individuais é famoso também por suas parcerias com outros cantores e bandas. Como são feitas estas escolhas?
Ricardo Nakase: Atualmente possuo três formatos de apresentação. O primeiro é a apresentação solo, onde interpreto diversos estilos musicais geralmente japoneses. O segundo é com a Banda Uchiná, do qual divido o vocal com a cantora Debora Iha, e o terceiro formato é formado através de parcerias conforme a necessidade de cada evento. Posso dizer que os cantores Kaori Kanegawa e Bruno Maessaka são os meus parceiros mais freqüentes e queridos. Para haver parceria, é necessário haver uma química, uma sintonia que faz com que as vozes se encaixem e os gestos sejam naturais. E com eles posso dizer que isso acontece. Hoje, quando convido algum cantor para fazer parte de uma parceria, a primeira coisa que levo em conta é o carisma e a energia positiva que esta pessoa consegue passar ao publico. Quando se faz com o coração, qualquer atividade sai perfeita.
07 – Artes do Japão: Qual o gosto musical e ídolos do cantor e interprete Ricardo Nakase?
Ricardo Nakase: Tenho um gosto eclético, mas o estilo enka (tradicional) é a minha preferida. Gosto de grandes cantores do passado como Misora Hibari, Murata Hideo, Hashi Yukio, como também de nomes como Fuji Ayako, Itsuki Hiroshi e Hikawa Kiyoshi. Procuro conhecer um pouco de cada cantor do estilo enka, até mesmo para poder estudar e compor um repertorio variado. Atualmente possuo uma coleção com aproximadamente 35 mil títulos da música enka. No estilo Jpop, prefiro as mais românticas como sucessos do cantor Tokunaga Hideaki, Kiroro, etc. Hoje administro o blog enkamania.blogspot.com.br onde posto frequentemente vídeos dos mais recentes lançamentos da musica enka e também os diversos eventos orientais que acontecem no Brasil.
08 – Artes do Japão: Além da arte da música, possui alguma outra paixão?
Ricardo Nakase: Uma paixão? Viajar! Eu adoro conhecer. Gosto muito de conhecer lugares, restaurantes, pessoas. A interação com o mundo é algo incrível. Sentar e apreciar um bom capuccino, ou apreciar uma bela paisagem não tem preço. Percebo que as pessoas estão perdendo a disposição para apreciar a vida. Eu sempre digo que no dia em que eu não conseguir mais imaginar desenhos quando observo as nuvens, eu não saberei mais o que é viver.
09 – Artes do Japão: Quais os planos artísticos para o futuro?
Ricardo Nakase: Planos? Pra falar a verdade eu não sei. Em 2016 completo 06 anos de carreira como cover do cantor Mikawa Kenichi no Brasil. Em 2015 fiz um show para convidados onde comemorei os 05 anos da minha carreira. Posso dizer que conquistei muitas coisas que nunca imaginei. Eu posso dizer que sou abençoado, pois a minha carreira tem acontecido de forma natural, sem precisar forçar situações ou sem prejudicar ninguém. Atualmente já me apresentei em praticamente 90% dos eventos japoneses da cidade de São Paulo, e inclusive de eventos de muitas outras cidades do Estado. Acho que a minha meta futura é continuar a me aperfeiçoar e consolidar o meu nome na colônia japonesa do Brasil a fim de divulgar cada vez mais a cultura japonesa e também levar sentimentos positivos para as pessoas.
10 – Artes do Japão: Considerações finais e deixe uma mensagem aos fãs e público em geral.
Ricardo Nakase: Primeiro quero agradecer à você pela oportunidade de poder contar um pouquinho da minha historia e também por sempre apoiar a cultura japonesa aqui no Brasil. São pessoas como você que constroem os laços entre o Brasil e o Japão para que haja essa troca de experiências. Quero agradecer à todas as pessoas que sempre me apóiam e à todas as pessoas que prestigiam o pouco que posso oferecer através da música. Quem quiser acompanhar a minha trajetória, conferir vídeos, fotos, agenda de shows, etc, pode acessar a pagina www.ricardonakase.com.br ou www.ricardo-nakase.blogspot.com.br onde posto matérias sobre os eventos que participei. Kokoro wo komete, arigatou gozaimasu! Yoroshiku Onegaishimasu! Do fundo do meu coração, Muito Obrigado e desejo muitas felicidades e muita energia positiva à todas as pessoas!
Contato para shows e eventos:
Email: Rick.akio@gmail.com ou magorick@hotmail.com
Whatsapp: (11) 98424 7478
Facebook: Rick Akio

não conheço este cantor artístico, mas vi no computador o esforço dele para cantar e interpretar. Parabéns. Gosto muito da musica Japonesa e de seu povo, meu esposo é japonês e nasceu em Tókio. Veio para o Brasil com 14 anos e se tornou brasileiro desde e então.Já estamos casados há 10 anos e me considero a mulher mais feliz do mundo. abraços ao cantor e toda a sua equipe. kiki.