O site Artes do Japão tem a grande honra em trazer esta entrevista com a ex-atleta e hoje Técnica da Seleção Brasileira Simone Yonamine Mota e a atleta de Kata da Seleção Brasileira e sua filha, Nicole Yonamine Mota. Com diversos títulos Nacionais e Internacionais, fazem desta belíssima Arte Marcial uma Arte em Família, onde os treinamentos e as competições são moldados dentro do Respeito, da Confiança, do Exemplo e do Profissionalismo.
01 – Artes do Japão: Como é ser atleta de Kata da Seleção Brasileira e ter a mãe como técnica? E como é ser Técnica da Seleção Brasileira e ter a filha como atleta?
Sensei Simone Yonamine: Ser Técnica da Seleção Brasileira é uma tarefa de extrema RESPONSABILIDADE, onde temos que num curto espaço de tempo, agregar o máximo de informações ao atleta. Atento para que as informações não produzam insegurança, mas, sim melhoria em sua condição técnica.
Ser mãe de atleta da Seleção requer cuidado, pois, a imparcialidade no treinamento trará a confiança e credibilidade dos demais, mantenho o profissionalismo dentro do tatame e dou todo o suporte que ela necessita fora dele.
Meu pai Sensei Yonamine foi meu técnico e de minhas irmãs na Seleção Brasileira, além de árbitro em Campeonatos Mundiais WKF, Pan-Americanos da PKF e Sul-Americanos da CSK, então a referência com relação a minha conduta vem dele que sempre foi um profissional muito ético.
Nicole Yonamine: Bom, ser atleta da seleção brasileira e ter minha mãe como técnica é algo muito especial e único pra mim, porque acredito que todos os atletas quando entram pra competir gostariam de ter alguém de sua família presente. Ter minha mãe como técnica é sem duvida um diferencial.
02 – Artes do Japão: Como é a rotina de treinamento em família?
Sensei Simone Yonamine: A Nicole treina comigo, com o pai, Sensei Paulo Mota (7º Dan da Hayashi-Ha Shito-ryu) e quando tem a oportunidade recebe orientações do avô Sensei Yonamine (10º Dan) e dos meus irmãos: Cintia, Naomi, Yuka e Jaime (todos Campeões Pan-Americanos). O Treinamento da Nicole é diário, ela só descansa aos domingos.
Nicole Yonamine: A rotina de treinamentos é sempre bem intensa. Alguns treinamentos são comandados por meu pai, e outros por minha mãe. São treinamentos de no máximo três horas, porém sempre com alta intensidade.
03 – Artes do Japão: Nas competições internacionais, atualmente o Karate Brasileiro vem se destacando no Kumite, em sua opinião o que falta para que o Kata também venha a colher estes resultados?
Sensei Simone Yonamine: Em minha opinião acredito que sejam 03 (três) os principais fatores, dentre eles:
1º) Os professores deixaram de treinar com os grandes Mestres que poderiam passar um conhecimento mais profundo dos estilos, optando pelo prático através do “Youtube”, ou seja, Aula Virtual = Kata Virtual (vazio e raso).
2º) Grande parte dos Atletas não acham importante treinar Kihon (visando corrigir suas técnicas), se iludem, achando que somente treinando o Kata terão evolução.
3º) Precisamos de mais Árbitros atuando no Kata, o credenciamento em nossa modalidade se dá após a apresentação INDIVIDUAL do candidato, onde o mesmo é avaliado por uma banca destinada para tal.
Portanto, se demonstrarmos Qualidade Técnica nestas apresentações + Conhecimento das Regras na Prova Teórica com certeza o resultado refletirá em nossos atletas. O Kata, diferentemente do Kumite é bastante subjetivo, ou seja, temos que garantir o RESPEITO e ATENÇÃO para o nosso PAÍS antes mesmo da entrada dos atletas no Koto. Ex.: O Japão, que já entra como favorito mesmo antes da apresentação.
Nicole Yonamine: Em minha opinião, para obter melhores resultados, os atletas do kata precisam competir com maior frequência os circuitos internacionais, assim como os atletas do kumite já fazem há algum tempo. E, além disso, acredito que seria importante mais representantes do Brasil no quadro de arbitragem em eventos internacionais.
04 – Artes do Japão: Com a chegada dos Jogos Olímpicos em nosso país e com isso também a votação do COI para definir as modalidades que farão parte dos próximos Jogos, o que mudará e quais as expectativas para Tokyo 2020, caso o Karate seja merecidamente escolhido?
Sensei Simone Yonamine: TUDO!!! A visibilidade, o apoio, a estrutura, etc.
Nicole Yonamine: Os atletas teriam maior investimento, e, em consequência disso, poderiam se dedicar exclusivamente para o Karate. Eu torço muito para que o Karate seja escolhido e acredito que há grandes chances!
05 – Artes do Japão: Quando não estão treinando ou competindo, como é a vida da família Yonamine Mota, estudo, trabalho, lazer?
Sensei Simone Yonamine: Bem, meu filho mais velho Bruno (28 anos) é formado em odontologia e mora com a esposa em San Diego/CA – USA. O Victor (21 anos) é formado em Administração de Empresas, a Nicole está em seu 3º anos no Curso de Direito e a minha caçulinha Monique (18 anos) está cursando o 1º ano de Arquitetura. Nossa Academia fica a 02 quadras de casa, ou seja, ficamos mais na academia do que em casa. Nos finais de semana nosso passatempo predileto é ir ao cinema.
Nicole Yonamine: Nossa família é bem unida e estamos sempre juntos. Quando não estamos competindo sempre nos reunimos para fazer churrascos, jantares e almoços. É muito bom voltar para casa depois de uma competição e ser bem acolhida pela minha família!
06 – Artes do Japão: A família Yonamine é conhecida pelo estilo Goju-ryu e Sensei Paulo Mota pelo estilo Shito-ryu. Como é ter dois estilos de Karate na mesma família?
Sensei Simone Yonamine: É MARAVILHOSO!!! Pois, podemos mostrar com propriedade as características de cada um e trazer para o kata a essência e qualidade nas apresentações.
Nicole Yonamine: Acredito que ter os dois estilos na minha família seja um diferencial no meu kata, pois cada um deles traz particularidades que juntos se completam.
07 – Artes do Japão: Em outubro de 2016 acontece o Campeonato Mundial de Karate na Áustria, como é a preparação (técnica e física) e quais suas principais adversárias? (para Nicole) – Como está sendo a preparação da Seleção Brasileira e como conciliar a logística para treinamento, já que há atletas de vários lugares do Brasil? (para Sensei Simone)
Sensei Simone Yonamine: A CBK visando facilitar essa logística possui 04 técnicos na Seleção Brasileira de Kata: Sensei Bira/Bahia, Sensei Gerardo/Brasília, Sensei Eurico/Santa Catarina e eu em SP. No final de semana em Aracaju/SE foram definidas através da Seletiva Nacional da CBK as Equipes que representarão nosso país no Mundial, Pan-Americano e Sul-Americano e quem venceu foram os nossos atletas de Jaboticabal tanto no Masculino quanto no Feminino, ou seja, não terão nenhuma dificuldade de locomoção.
Nicole Yonamine: A preparação técnica é com os meus pais nos treinamentos específicos, nos quais são corrigidos os katas e são executados os kihons. Já a preparação física é feita normalmente em outro período do dia, em que são executados circuitos e movimentos voltados para o karate, além de trabalhos de potência e força. Minhas principais adversárias são do Japão, Espanha e França.
08 – Artes do Japão: O Karate do Brasil sempre esteve presente de forma competitiva e aguerrida no cenário mundial e muito disto se deve aos atletas e Senseis do passado. Quais os nomes que poderíamos citar como forma de lembrar e homenagear?
Sensei Simone Yonamine: Senseis: Yasunori Yonamine, Juichi Sagara, Koji Takamatsu, Michizo Buyo, Tomeji Ito, Takashi Shimo, Freiser, Testa, dentre outros.
Atletas: Geraldo de Paula, José Carlos Gomes de Oliveira, Johanes C. Freiberg Neto, Célio Renê Trindade, Eduardo de Mattei, Jaime Yonamine, Cintia Yonamine, Yuka Yonamine, Naomi Yonamine, Ciça, Carla Ribeiro, Simone Nicola, Rose Meire, Sheila Bortagaray, Iara Souza e Andréa Mesquita.
Nicole Yonamine: Sensei Yasunori Yonamine e Mestre Hayashi.
Atletas: Simone Yonamine Mota, Geraldo de Paula, Lucélia Brose, Yuka Yonamine, Maria Cecília (Ciça), Alessandra Caribé.
09 – Artes do Japão: Qual o conselho às crianças e jovens que estão iniciando no Karate?
Sensei Simone Yonamine: Que sigam as orientações de seu Sensei e que nunca se esqueçam de quem os ensinou a dar os primeiros passos dentro do Karate.
Respeitem para serem respeitados e liderem pelo exemplo. Karate é um esporte completo!!! Treine com seriedade e se tornará um vencedor não só no tatami, mas, principalmente na vida.
Nicole Yonamine: O conselho que eu daria é baseado na perseverança e na disciplina. Perseverança para continuar mesmo com os obstáculos que surgirão. E, disciplina, porque independentemente de qual seja o objetivo ela é o meu maior conselho para o sucesso.
10 – Artes do Japão: Considerações finais:
Sensei Simone Yonamine: Meus sinceros agradecimentos ao Sensei Akira pela oportunidade e pelo excelente trabalho em prol da divulgação do Karate. Aproveito para solicitar a todos os Karatekas que terão a Tocha Olímpica passando por seus municípios… que juntem o maior número de Karatekas possível e que estejam de Karate-gi no momento em que a mesma passar, esta é uma CAMPANHA para que nossa modalidade apareça em todos os Municípios se manifestando para que se DEUS quiser, conseguirmos a tão sonhada entrada da nossa modalidade ao seleto grupo dos Esportes Olímpicos.
Nicole Yonamine: Para finalizar, gostaria de agradecer ao Sensei Akira Saito por auxiliar na divulgação do nosso esporte!
O site Artes do Japão agradece imensamente à Técnica da Seleção Brasileira, Sensei Simone Yonamine pela entrevista e por compartilhar conosco seus conhecimentos. Agradecemos também à atleta Nicole Yonamine que embarcou ontem juntamente com outros atletas da Seleção Brasileira para a Holanda, onde irão competir a Premier League, evento que contará com os melhores atletas do circuito mundial, servindo como preparação para o Mundial da Áustria que acontecerá em Outubro. Força Atletas, Força Brasil, arrasem e nos tragam muita Alegria!!!!!
Juntos neste sonho, KARATE INTO THE OLYMPICS TOKYO 2020!!!!!
Entrevista maravilhosa . Parabéns ao sensei Akira pela brilhante idéia de entrevistar essas duas feras do karate.
Obrigada Chico!!!!
Que o Senhor Jesus continue conduzindo a sua vida, de sua família e de seus alunos, pois, sem ele não somos nada. Fica com Deus meu amigo e sucesso sempre!!!!
Oss.
Simone Yonamine é a representação viva dos verdadeiros valores do karate. Aguerrida, sabia, determinada, qualidade técnica incomparável etc.. Uma técnica como poucas no mundo , tem voz de comando, nao se intimida diante ninguém e sabe motivar e
Encorajar seus atletas. Por isso tem esses excelentes resultados. E para mim a Melhor virtude, é amiga em qualquer situação!! Uxaaaaaaa!!!
Obrigada pelas palavras meu amigo!!!!!!!!!
Sabe que é recíproco todo o respeito e admiração que tenho pelo seu trabalho.
Fique com Deus e mais uma vez MUITO OBRIGADA!!!! Oss
Um belo registro do trabalho realizado em Jaboticabal! Tudo fruto de muito empenho e comprometimento com o passado (a arte) e o futuro! Degustei pouco desta simpática “família”, mas voltarei em breve para outros dois dias de muito aprendizado! Com respeito e admiração por todos!!!! Oss!