Credito: Rafael Koga
“O site Artes do Japão tem o enorme prazer de trazer esta entrevista com a Embaixadora Kawaii do Brasil, Akemi Matsuda. Ela já foi Bailarina Clássica Profissional e hoje é professora e intérprete da língua japonesa, representa o movimento da cultura Kawaii no Brasil divulgando a cultura pop japonesa de forma alegre e bonita.
Presente em diversos eventos da cultura japonesa para mostrar ao público a filosofia da cultura Kawaii, hoje é conhecida e requisitada tanto no Brasil, como no Japão.
Japão que foi onde Akemi Matsuda viveu desde os três anos de idade, estudou e se formou bailarina profissional até retornar ao Brasil já adulta. Aqui conheceu a moda Lolita, que a inspirou e também iniciou sua carreira como vocalista em uma banda cover de anime songs. O site Artes do Japão tem o prazer de trazer esta entrevista para ajudar a divulgar esta parte da cultura pop japonesa.”
Entrevista com Akemi Matsuda – Embaixadora Kawaii do Brasil
01 – Artes do Japão: O que é a moda Lolita especificamente?
Akemi Matsuda: A moda Lolita nasceu no Japão e foi inspirada na cultura ocidental. A ideia é se vestir como uma princesa, ter a delicadeza de uma boneca e elegância e uma realização de sonho.
02 – Artes do Japão: Como é ser a Embaixadora Oficial no Brasil, nomeada pela Japan Lolita Association em 2013?
Akemi Matsuda: Uma grande honra, em primeiro lugar. Sinto que é uma grande responsabilidade representar o país. Sempre penso que esta cultura Kawaii pode alcançar a paz interior. Portanto, gostaria de transmitir cada vez mais essa cultura através da moda Kawaii.
03 – Artes do Japão: Como é a vida no dia a dia da Akemi Matsuda, quando não está organizando os eventos Kawaii?
Akemi Matsuda: Adorei a pergunta! Quando não estou organizando os eventos Kawaii, sou uma professora de língua japonesa. As aulas são realizadas em particular, assim posso conhecer e valorizar a capacidade de cada aluno. Também trabalho como intérprete! Mas sempre vivendo com um toque Kawaii no visual!!
04 – Artes do Japão: O que seria a Revolução Kawaii?
Akemi Matsuda: Fico muito feliz de poder falar sobre isso!! Através da moda Lolita, que complementa a inocência humana de cada um trazendo a paz interior, as pessoas podem acreditar mais em si mesmas. Poder expressar essa força em seu visual, faz com que promovemos a cultura de paz. Essa é a Revolução Kawaii que eu desejo aplicar no Brasil e no mundo todo.
05 – Artes do Japão: Nota-se que os eventos da cultura Kawaii e Revolução Kawaii tem por finalidade trazer a autoestima às pessoas. Isto é sentido de forma igual no Japão e no Brasil?
Akemi Matsuda: Sim, acredito que funcione mundialmente. As pessoas sempre procuram a felicidade. Então sempre quando você se envolve com algo do seu gosto, isso se torna uma grande autoestima. É a força que a Revolução Kawaii pode atingir.
06 – Artes do Japão: O que a Embaixadora Kawaii planeja para o futuro da cultura Kawaii no Brasil?
Akemi Matsuda: Mostrar que a cultura Kawaii pode despertar esse sentimento puro. Sim, isso pode ser através de um visual, de alimentos e objetos… O MimiParty, o evento do qual faço parte da comissão organizadora, pode mostrar cada vez mais esta força. Cada edição se torna um guia para a cultura Kawaii. Fazer o Brasil cheio de amor e com o sentimento de paz, isso é a minha maior meta.
07 – Artes do Japão: Sabe-se que Akemi Matsuda também foi bailarina profissional e atualmente é cantora. A dança e a música ainda fazem parte do dia a dia de apresentações?
Akemi Matsuda: Eu me formei no Japão e atuei em uma grande companhia de dança, fazendo com que ela fizesse parte da minha vida. Nas apresentações dos eventos, tenho o grande prazer de poder cantar usando a expressão corporal. É algo que nunca deixarei de fazer até hoje!!!
08 – Artes do Japão: Quais são as paixões de Akemi Matsuda?
Akemi Matsuda: A maior paixão é sempre viver na busca de uma conquista. Eu sou o tempo todo apaixonada pelo universo Kawaii♡ Acredito que isso vem de família e da criação que eu tive no Japão. A minha paixão sempre brilha quando vejo o Kawaii nas pessoas, por isso sou sempre apaixonada.
09 – Artes do Japão: Onde e quando serão os próximos eventos?
Akemi Matsuda: Estamos programando um Teaparty de Páscoa para março. Anunciarei as minhas participações nos eventos na página do Facebook (www.facebook.com/AkemiMatsudaLolitaFashion) e no site da SweetMimi (www.sweetmimi.com.br).
Vamos transmitir a cultura Kawaii nos eventos para revolucionar cada vez mais o Brasil todo com muito Kawaii♡
10 – Artes do Japão: Qual é a mensagem e as considerações finais da Embaixadora Kawaii para todos os leitores do site Artes do Japão?
Akemi Matsuda: Foi uma grande honra poder ser entrevistada pelo Artes do Japão, muito obrigada!
Gostaria de agradecer muito por essa honra, aos leitores da página e pelo enorme carinho do Akira-san, que vem me apoiando desde 2010!!!!
A minha missão é mostrar para as pessoas que a beleza humana não é só aparência estética. Ela está dentro de cada um. Quem me ensinou tudo isso foi a moda Lolita, que me faz viver na cultura Kawaii. Por isso, sinto que essa é a minha grande missão: transmitir a cultura Kawaii para o mundo!
Gostaria de agradecer imensamente o carinho e o grande apoio de cada um que faz parte da minha vida. E desejo ampliar esse amor para poder fazer parte de novas vidas. Sou muito, muito agradecia a todos. Por isso, quero fazer parte da vida de todos vocês, para virarmos juntos uma página de sua vida, com um toque da cultura Kawaii!
O Kawaii é paz, é força, é respeito e é sua felicidade!!!!!
Agradecemos à Embaixadora Kawaii do Brasil, Akemi Matsuda, que cedeu gentilmente esta matéria enriquecedora para o site Artes do Japão. Para todos que quiserem saber ainda mais, o site oficial da Akemi Matsuda é: www.sweetmimi.com.br
Release
~Embaixadora Kawaii do Brasil – Akemi Matsuda~
Referência da moda urbana japonesa no Brasil, representa a cultura pop através do visual Lolita desde 2006 e está presente em eventos, matérias e reportagens relacionadas à cultura japonesa.
Iniciou sua carreira como bailarina clássica e atualmente trabalha como professora e intérprete da língua japonesa.
Paralelamente participa de eventos como cantora. Iniciou como vocalista de uma banda cover de anime songs e desde então começou a fazer parte do mundo musical. Atualmente segue carreira solo.
Com o visual Lolita, complementa a mensagem motivando os espectadores a acreditarem em si mesmos, e a expressar essa força em seu visual. Com essa ação alcançaremos a cultura de paz. Isso é a Revolução Kawaii.
Em 2013, foi nomeada Embaixadora Kawaii do Brasil. Também é membro da comissão organizadora do MimiParty, o principal evento de cultura Kawaii no Brasil.