Em 7 de novembro de 2015, Suas Altezas Imperiais o príncipe Akishino e a princesa Kiko foram saudadas à sua chegada na Associação Nikkei do Rio de Janeiro, com painel e bandeirinhas japonesas por alunos, professores e responsáveis da Escola Japonesa do Rio de Janeiro. Foram recebidas por Akiyoshi Shikada, presidente da Renmei – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro, e sua esposa Sanae Shikada, ocasião em que a princesa Kiko foi brindada com buquê de flores por aluna da escola. No trajeto da entrada do salão até seus lugares de honra, os príncipes foram louvados com calorosas palmas por autoridades e convidados presentes. Fizeram parte da comitiva o Embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, e o cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Tsuyoshi Yamamoto.
A solenidade foi conduzida pelo mestre de cerimônia Walter Atsushi Yoshida, vice-presidente da Renmei. O presidente Akiyoshi Shikada fez as saudações de Boas-Vindas, às quais se seguiram as palavras do príncipe Akishino. O Coral da Escola Japonesa cantou acompanhado ao piano por professora.
Os ilustres visitantes da Família Imperial deslocaram-se às mesas dos convidados, apertaram a mão de cada participante, conversaram, e deixaram carinhosa e saudosa recordação no coração de todos. Na despedida receberam livro das mãos da primeira dama da Renmei, Sanae Shikada.
A recepção organizada pelo Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e entidades japonesas terminou com animada apresentação de bateristas e dançarinas do G. R. E. S. União da Ilha do Governador.
Meu amado pai, Hideharu Okagawa, muito contribuiu aos laços Brasil-Japão, e recebeu a Comenda Kungotto Zuirosho da Família Imperial do Japão entre outras. Como filha, lembrarei com carinho imenso a oportunidade de ter cumprimentado Suas Altezas Imperiais.
Teruko Okagawa Monteiro
Minha amiga Teruko. Vi todas as fotos com muito carinho e até uma ponta de orgulho. Sou fã dos príncipes do seu país.
Imagino você, sabendo que seu pai receberia esta importante comenda. Certamente, mérito pela sua dedicação E competência profissional. Acho muito interessante conservar as tradições. Tenho muita curiosidade na sua cultura. Adoraria conhecer o seu país. Oportunamente, sendo possível, meu marido e eu, teríamos imenso prazer em assistir alguma apresentação folclórica. Um grande abraço. Votos de saúde e paz para seu pai.
Grata à querida Maria Cecília Camargo assim como a todos que leram: fiquei muito honrada e feliz de ter sido convidada à belíssima recepção a Suas Altezas Imperiais na Associação Nikkei do Rio de Janeiro em 7 de novembro pp. Ainda hoje guardo recortes de fotos publicadas sobre a infância do Príncipe Akishino e de seu irmão, Príncipe Herdeiro Naruhito, em “Shufu no Tomo”, tradicional revista para senhoras, que meu pai assinava para minha mãe quando eu era jovem.
Sou imensamente grata à Família Imperial do Japão por ter agraciado meu amado pai, Hideharu Okagawa, com a Comenda “Kungotto Zuirosho” (Comenda Ordem do Tesouro Sagrado, Raios de Ouro e Prata) em reconhecimento a méritos em 3 de novembro de 1984.