No dia 1º de março de 2015 a Cidade Maravilhosa comemorou festivamente seus 450 Anos. A cerimônia de abertura aconteceu na Praça da Fundação, Forte de São João, Urca, com tiros de canhão e apresentação de banda militar. Nesse local, de frente à Praia de Fora, Estácio de Sá desembarcou em 1565.
A missa do aniversário foi rezada pelo cardeal-arcebispo Dom Orani João Tempesta no Santuário Arquidiocesano de São Sebastião, onde estão guardados o marco de fundação, os restos mortais de Estácio de Sá e a imagem de São Sebastião trazida pelo fundador.
Organizado pela SARCA-Sociedade Amigos da Rua Carioca e Adjacências, o Parabéns oficial foi cantado na Rua da Carioca, após a imagem peregrina de São Sebastião chegar conduzida por Dom Orani João Tempesta. Neste ano o tradicional bolo teve inéditos 450m de comprimento, tendo o prefeito Eduardo Paes provado a primeira fatia ofertada pelo governador Pezão. Realizadas por Prefeitura do Rio, Riotur, Subprefeitura do Centro Histórico, Rio 450, Arquidiocese de São Sebastião, Sindilojas Rio e CDL Rio, o público foi presenteado com apresentações da Banda da SARCA, Banda Marcial de Dragões Iguaçuanos, Escola de Samba Estácio de Sá/Campeã 2015, Orquestra Bianchini.
Prosseguindo, o prefeito inaugurou – com a presidente Dilma Rousseff – o Túnel Rio450 na Região Portuária, e ainda o Palácio Rio450, sede administrativa da Prefeitura na Zona Norte.
A Maratona Cultural Carioca – com entrada franca ou com 50% de desconto em casas culturais municipais – compreendeu danças, exposições, música, teatro, contar histórias, teatro infantil, visita cultural e histórica entre outros eventos.
Morando no Rio desde 1975, sou encantada pela Cidade Maravilhosa, Patrimônio Cultural da Humanidade. Assim, em lembrança carinhosa à data tão especial, me esforcei para realizar o “Documento/Monumento Rio 450 Anos/SARCA, Rua da Carioca”, cujo destino está sendo estudado por Roberto Cury, presidente da SARCA e coordenador geral do evento no dia 1º de março de 2015. Há mais de 20 anos criei essa vertente das artes em que participantes apõem suas assinaturas – em composição com dados e ornatos alusivos – para testemunho e memória a magno acontecimento. Entre documentos/monumentos e respectivos acervos podem ser citados: “D/M Homenagem a Tooru Kumon”, 1994, acervo do Kumon Institute of Education Co., Ltd./Osaka; “D/M Cerimônia Comemorativa 90 Anos de Imigração Japonesa no RJ”, 1998, Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil; “D/M 80 Anos de Museu Histórico Nacional”, 2002, MHN.
Assinaram esse painel comemorativo o prefeito Eduardo Paes, governador Luiz Fernando Pezão, cardeal-arcebispo Dom Orani João Tempesta, reitor do Santuário do Corcovado/padre Omar Raposo, presidente da SARCA/Roberto Cury, rei Momo, rainha e princesas. Ainda, rainha 450 Anos Rio/Rafaella Lemes, integrantes da Escola de Samba Estácio de Sá, Campeã do Carnaval 2015/Presidente, Velha Guarda, Harmonia, Departamento Feminino, Baianas, Mestre Sala e Porta Bandeira, e personalidades.
O “Documento/Monumento Rio 450 Anos/SARCA, Rua da Carioca” é presente de uma nikkei para a História do Rio.
Fotos de Tadaharu Isaac Monteiro
Presidente da SARCA Roberto Cury e Teruko com o documento/monumento.
Prefeito Eduardo Paes chega aclamado à Rua da Carioca, Centro do Rio.
(Pormenor) Assinaturas do prefeito Eduardo Paes, governador Pezão, Dom Orani Tempesta, padre Omar Raposo.
Cardeal-arcebispo Dom Orani João Tempesta assinando.
Integrantes da Escola de Samba Estácio de Sá, Campeã do Carnaval 2015.
Rainha Rio 450 Anos, e Rei Momo com sua comitiva.
Não percam mais fotos sobre o evento na nossa galeria: 450 anos do Rio de Janeiro
Agradeço a publicação ao ARTES DO JAPÃO porque foram muito calorosas as comemorações aos 450 Anos da Fundação da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro!!
E fiquei bem feliz de poder contribuir com registro para posteridade!!!
Teruko Monteiro, vc é maravilhosa e sua Arte também!!!
Parabéns querida!
Vou repassar.
Beijos!
Neide Borges
Gratidão, querida amiga Neide Borges: como suas palavras geram alegrias!!!
Abraços carinhosos!! Muitos!!
Teruko