No fim de semana do dia 27 e 28 de setembro, o salão nobre do Bunkyo São Paulo foi novamente o palco da 35ª Exposição de Caligrafia Japonesa – As artes da escrita, que promove o shodô e o shô brasileiro.
Shodô (ideogramas shô: escrita; do: caminho) é a arte tradicional de escrever, com pincel, caracteres japoneses em tinta sumi, de uma só vez e sem retoques; o trabalho exprime o estado de espírito do calígrafo. O shô é a caligrafia com uma visão mais experimental, expressiva e autoral.
O evento organizado pela Associação Shodô do Brasil conta com a participação dos grupos Aichi, Aliança Cultural Brasil Japão, Associação Anciões, Hokushin Brasil, Ibaraki Kenjinkai, Kondô, Kobayashi, Mogi, Sagara, Shokai, Tottori e Wakamatsu e neste ano expôs 143 peças de estilos variados, além de quatro trabalhos de um grande nome do shodô no Brasil, Sensei Watanabe, falecido em 2003, aos 76 anos – 45 deles dedicados ao shodô. Watanabe foi um dos precursores do shodô alfabético e um dos fundadores da Associação Shodô no Brasil, e a difusão desta arte deve muito a ele.
Como em 2013, foram expostos trabalhos coletivos temáticos na Galeria Sho. O tema deste ano foi “infância”, e mais uma vez trouxe trabalhos interessantes, com caligrafia, espírito e suportes muito diferentes. A exposição conta também com espaço para kokuji (entalhes) e tenkoku (carimbos), artes associadas ao shodô.
No domingo a programação foi especial: houve a premiação dos alunos do ensino médio e a demonstração de caligrafia de vários senseis –
A Associação Shodô do Brasil tem aulas todo segundo e quarto domingo do mês, das 12:30 as 15:30, na Rua Dr Siqueira Campos, 134, perto do Metrô S.Joaquim, São Paulo. Venha praticar!
Vejam mais fotos da exposição na nossa galeria de fotos: 35ª Exposição de Caligrafia Japonesa !!!