Depois do Brasil, os Estados Unidos é o país que mais recebeu imigrantes japoneses. Mas o estado da Flórida é conhecido por uma grande colonização latino-americana, inclusive de brasileiros. O que poucos sabem é que no sul da Flórida, houve uma colônia de japoneses que se estabeleceu no início do século XX. Atualmente, não existe mais esta colônia, porém as tradições culturais se mantêm no Museu e Jardim Morikami.
Com mais de 40 anos, o museu era antigamente uma fazenda, pertencente ao único remanescente da colônia japonesa Yamato: Sr. George Morikami, que doou suas terras para o condado de Palm Beach, para que fossem preservadas como memória da cultura do Japão. Surgia assim o Museu e Jardim Morikami.
O jardim Morikami é chamado de “Roji-En” (Jardim de gotas de orvalho). Com aproximadamente 500 mil metros quadrados, foi construído de forma a lembrar de vários tipos de jardins em diferentes períodos históricos do Japão, bem como ser uma exibição viva complementar ao museu.
É um local aconchegante e acolhedor, estrategicamente espalhados pelo jardim há bebedouros naturais com água gelada, armazenada em recipientes térmicos. O design dos jardins, bom como a vegetação ao redor, transmitem uma sensação de tranquilidade e harmonia.
O museu também conta com uma exposição de bonsai. Atualmente há mais de 50 bonsai em exibição, com tamanhos de 25 cm à 1,2 metros, de idades variando entre 5 e 400 anos! Os estilos mais comuns de bonsai são apresentados em diferentes tipos de vasos.
Na parte central do Jardim, há o Pavilhão Yamato-kan. É a estrutura original do museu que atualmente possui duas exposições permanentes. Uma delas destaca a colônia de Yamato, com fotos históricas, cronologia dos colonos japoneses na Flórida. A outra mostra é chamada “Japão pelos olhos de uma criança”, onde pode-se ver uma sala de aula de ensino fundamental do Japão, uma parte dos famosos “Trens-bala” (Shinkansen), bem como uma residência típica japonesa.
No pavilhão central, há exposições itinerantes que sempre mudam conforme o tempo, bem como um restaurante típico e uma loja de presentes.
Muitos viajam para a Flórida apenas para fazer compras e visitar os parques. Eu recomendo para aqueles que venham para o sul da Flórida e gostam da cultura japonesa que reservem um dia e venham ao museu Morikami. O museu fica na 4000 Morikami Park Road • Delray Beach, Flórida. De Miami a viagem leva aproximadamente 50 minutos.
Escrito por: Eduardo Ferrer Ferreira*
*Geólogo e Engenheiro Ambiental;
*Atualmente reside com a família em Weston, Flórida, EUA;
*Praticante de Budô há mais de 10 anos;
ARTES PRATICADAS
*Kendo e Iaido Estilo Shinto-ryu: Shodan-ho: Treina sob a tutela do Sensei Marcelo Haafeld
*Judô: Shodan: Treina sob a tutela do sensei Carlos Guedes. Atualmente treina em Onikusu Judô – Fort Lauderdale com o sensei Ghalib Carmichael.
*Karate-do Estilo Goju-ryu- Sankkyu – Treina sob a tutela do Renshi Akira Saito
*Shodô – Estudou sob a tutela do Mestre Sanshi Kurachi Nanpo