Prezados leitores do “Artes do Japão”, com imensa satisfação passo a fazer parte do quadro de colunistas deste site, por convite de seu criador e meu amigo Akira Saito, com quem costumava treinar karate na época em que ele morava no Japão.
Nasci e morei na cidade de São Bernardo do Campo até os 25 anos quando vim morar no Japão para aperfeiçoar-me no karate. Atualmente com 48 anos exerço diversas atividades no Japão mantendo forte relacionamento com a sociedade japonesa e brasileira.
Com base em minhas experiências, tentarei transmitir mensalmente meus pensamentos em relação às atividades e ideologias da arte marcial, assim como os conceitos da sociedade japonesa, o sistema da educação e as crianças, diferença cultural, influências do esporte, a integração entre brasileiros e japoneses e sobre o caminho que temos que seguir em busca do aprendizado e crescimento pessoal.
Espero por intermédio deste site poder conquistar novos amigos.
Cordialmente,
Tetsuyoshi Kodama
Histórico:
Nascido em 1965, nissei natural de São Bernardo do Campo / SP, veio ao Japão em 1991 para aperfeiçoar-se no karate que pratica desde os 14 anos. No Brasil foi campeão paulista e vice-campeão brasileiro, entre outros títulos. No Japão sagrou-se campeão nacional. Possuia sua própria academia no Brasil e era instrutor no Clube da Volkswagem. Seu primeiro emprego no Japão foi de taxista, além de atuar como tradutor e intérprete para a polícia e tribunal. Junto com professores de faculdades criou o Grupo de Pesquisa e Orientação aos Jovens, que tem como propósito fazer rondas noturnas para orientar os jovens a não seguirem para o caminho da marginalidade. Costuma dar palestras e dar suporte para os professores japoneses em como lidar com crianças brasileiras. Apresentou o relatório de sua autoria “Educação das Crianças Brasileiras no Japão” na I Conferência Brasileiros no Mundo realizada no Palácio do Itamaraty no Rio de Janeiro. Organizou o primeiro campeonato mundial infantil de karate em Hamamatsu em comemoração ao centenário da imigração japonesa ao Brasil, e em seguimento idealizou e coordenou a fundação da Aliança de Intercâmbio Brasil Japão. Foi condecorado pelo governo brasileiro em 2009 pela Ordem de Rio Branco ao grau de Oficial pelas atividades de socialização das crianças e jovens e o intercâmbio entre Brasil e Japão . Em 2012 foi condecorado pela Polícia Provincial de Shizuoka pelos conselhos e ajuda à polícia nos assuntos ligados aos estrangeiros no Japão. Todos os anos organiza torneios de karate e diversos eventos de integração entre os japoneses e brasileiros que vivem no Japão. Atualmente mantém sua empresa Kodama Global Support Co. e sua academia Kodama Dojo e filiais na cidade de Hamamatsu, província de Shizuoka.
Cargos
*Presidente da Associação Mundial de Karate Shidokan em Shizuoka;
*Presidente da Kodama Global Support Co., representante da seguradora Tokio Marine Nichido;
*Vice-presidente da Aliança de Intercâmbio Brasil Japão;
*Conselheiro da Polícia da Província de Shizuoka para assuntos de estrangeiros;
*Membro do Conselho de Cidadãos do Consulado do Brasil em Hamamatsu;
*Membro do Conselho da Secretaria de Educação do Município de Hamamatsu;
*Membro do Conselho da Escola Municipal Aoigaoka Shogakko
Mérito
*Condecorado pelo governo brasileiro em 2009 pela Ordem de Rio Branco ao grau de Oficial;
*Condecorado pela Polícia Provincial de Shizuoka em 2012 pelos conselhos prestados
Certificação
*Nível 1 (máximo) da proficiência japonesa;
*Carteira de habilitação profissional de taxista no Japão;
*Certificado de corretor de seguros de “vida” e “não vida”;
*Faixa preta 6o.dan de karate;
*Instrutor de kick boxing