A União das Associações Nipo-Brasileiras de São Bernardo do Campo realizará a 33ª edição da Festa da Imigração Japonesa de São Bernardo do Campo denominada “JAPÃO EM SÃO BERNARDO”.
A festa será realizada nos dias 07 e 08 de Junho de 2014 no espaço do CENFORPE – Centro de Formação de Profissionais da Educação com entrada franca.
O festival da cultura japonesa integra as comemorações dos 106 anos da Imigração Japonesa no Brasil.
Teremos a Praça de Alimentação, Oficinas, Bazaristas, Apresentações Artísticas e Folclóricas Típicas da Cultura Japonesa.
A 33ª Festa da Imigração Japonesa em São Bernardo do Campo será uma verdadeira viagem cultural ao Japão, na cidade de São Bernardo do Campo, sendo composto de uma enorme variedade de atrações de diversos segmentos culturais, proporcionando uma completa visão da cultura japonesa. Em estandes e em palcos, ocorrerão as exposições, apresentações, workshops, cursos e palestras, no local a cada ano, a cultura vem ganhando mais espaço.
Música
Shows variados de músicas típicas e modernas, com artistas japoneses e brasil
Folclore
Apresentação de grupos folclóricos, com bailados e apresentações de teatros e instrumentos típicos.
Taikô
As apresentações de taikô (tambores japoneses), com show de percussão, bastante apreciadas,
ocorrerão no palco e entre o público.
Entre os instrumentos de percussão, o que mais se destaca é o “taikô” ou “teku”, em dialeto utiná. O taikô é uma espécie de tambor feito artesanalmente de madeira e com membranas de couro animal nas duas faces. O “taikô” sempre teve forte simbolismo.
Utilizado em festividades religiosas, nas quais sua presença é indispensável, o taikô é responsável pela cadência e animação do grupo para músicas e danças.
Os “taikôs” são largamente utilizados não só na música como na dança e em festividades em geral onde também são usados para animar platéias, torcidas, embarcações, etc. Atualmente no Japão, o “taikô” é utilizado em vários gêneros musicais, inclusive no jazz.
Fotografia
Exposição de fotografias com motivos japoneses.
Literatura
Área dedicada às atividades tais como o Shodo (Sho=escrita, caligrafia, do=caminho) e literatura em geral.
Esta área mostra como os japoneses prezam a caligrafia, que é muito mais do que um meio de comunicação. É a arte de utilizar os caracteres como forma de expressão artística
Origami – Oficina
É arte de dobrar papel, pela qual podemos construir figuras de animais, flores e os mais diversos tipos de objetos. Por ela, se transforma o plano em tridimensional.
Ikebana – Exposição e workshops
É a arte japonesa do arranjo floral que revela o amor pela linha e, também, pela cor, matériasprimas do arranjo floral japonês. O ikebana tradicional representa o céu, a terra e o homem.
Serão realizadas demonstrações da técnica do ikebana.
Culinária típica
A culinária japonesa, intimamente associada aos conceitos arte, beleza e valores nutricionais que encanta a todos, é o conteúdo desse espaço que promete encantar os visitantes.
PARTICIPANTES: Entidades Nipo-Brasileiras culturais, membros da União das Associações Nipo-Brasileiras de São Bernardo do Campo e entidades convidadas radicadas em São Bernardo do Campo.
Membros:
– Associação Cultural de Mizuho
– Associação Cultural Recreativa e Esportiva da Paulicéia
– Grêmio Recreativo Rudge Ramos
– União Cultural Nipo Brasileira de São Bernardo do Campo