Em 07 de Dezembro de 2013 no Aeroporto Internacional de Guarulhos a Delegação Brasileira embarcava rumo a cidade de Mumbai na Índia para disputar o 6º Campeonato Mundial de Karate-do Goju-kai, evento que é realizado a cada quatro anos e que reuniu mais de mil atletas de trinta e dois países e também para o Seminário Internacional com a maior autoridade da modalidade no mundo, o Saiko-Shihan Yamaguchi Goshi. A Delegação Brasileira estava liderada pelo Renshi-Shihan Luiz Kotsubo, representante da entidade (IKGA) no Brasil, pelos Técnicos João Godoy e Akira Saito e pelos árbitros Anderson Nascimento e Paulo Cesar Mucelin.
Houve uma escala em Abu Dhabi, onde os atletas e integrantes puderam sair para andar e conhecer um pouco das belezas deste grande aeroporto.
Já em Mumbai, as diferenças de costumes e também da cultura fizeram com que a delegação ficasse um tanto apreensiva, principalmente com relação à segurança, água e a comida (rica em condimentos), mas que com o passar dos dias, foi se normalizando.
Dia 10 aconteceram as reuniões entre líderes de cada país, pesagem oficial dos atletas e credenciamento.
Dia 11 aconteceram os congressos técnicos, de arbitragem, treinamento livre para os atletas e abertura oficial do evento, com o desfile das Delegações e apresentações mostrando um pouco da Cultura Milenar Indiana.
Dia 12 iniciaram-se as competições das categorias individuais Senior, onde haviam representantes do Brasil de Kata e Kumite, tanto masculino e feminino. O ponto fraco de todo o evento foi a organização, com atrasos e muitos staffs, mas com falta de pessoal especializado. Note-se que a organização é de total responsabilidade do país sede e não da IKGA como um todo. Mesmo com as adversidades, o Brasil foi ao pódio com os seguintes atletas:
– Cláudia Kanashiro – Vice-Campeã – Kata Individual Feminino Senior até 2 Dan;
– Daiane Trindade – Vice-Campeã – Kumite Individual Feminino até 68 kg;
– Horácio Tsuneiky Saito – Terceiro Lugar – Kata Individual Masculino Senior – 3 Dan e acima;
– Fabricio de Souza – Terceiro Lugar – Kata Individual Masculino Senior – 3 Dan e acima;
– Adriano de Oliveira – Terceiro Lugar – Kata Individual Masculino Veterano
Dia 13 – Com o atraso da organização do dia anterior, algumas categorias individuais tiveram que ser remanejadas para este dia que seria exclusivamente para as disputas por equipes. Mesmo com estes problemas os atletas do Brasil, novamente subiram ao pódio:
– Akira Saito e Horácio – Vice-Campeões – Bunkai-Kata-Kumite Masculino;
– Reinaldo Alves – Terceiro Lugar – Kumite Individual Masculino Senior até 75 kg;
– Luciano Moreira – Terceiro Lugar – Kumite Individual Masculino Senior até 84 kg;
– Jurandir Favarin – Terceiro Lugar – Kumite Individual Masculino Veterano até 75 kg;
– Kumite por Equipe – Terceiro Lugar com os atletas: Luciano Moreira, Robinson Lopes, Reinaldo Alves e Marcelo Augusto.
Dias 14 e 15 foram destinados às competições das categorias Cadetes e Juniores, o Brasil infelizmente não tinha atletas inscritos em nenhuma das categorias. O destaque fica por conta dos árbitros Paulo Cesar Mucelin e Anderson Pereira do Nascimento que auxiliaram a arbitragem. O árbitro Anderson Pereira do Nascimento foi o árbitro principal na disputa final da categoria por equipes entre Japão e Hungria, onde o Japão se sagrou campeão.
Dia 16 foi destinado ao Seminário Internacional com o Saiko-Shihan Yamaguchi Goshi, maior autoridade do estilo Goju-ryu no mundo. Foi um seminário edificante, com novas propostas de treinamento e aperfeiçoamento técnico. O Seminário foi relativamente curto (das 9h30 às 12h30) porém com vasto conteúdo e até de difícil assimilação. Dia 16 mesmo a noite a Delegação Brasileira rumou ao Aeroporto Internacional de Mumbai, onde com o sentimento de dever cumprido, se despediu deste país Exótico.
Destaque especial para a Associação ShizuokaGoju-kan do Brasil que no mundial pode encontrar com amigos integrantes da Associação ShizuokaGoju-kan do Japão que faziam parte da Delegação Japonesa. Os integrantes da Associação ShizuokaGoju-kan do Brasil que faziam parte da Delegação Brasileira eram: Akira Saito, Horácio Tsuneiky Saito, Cláudia Kanashiro e Anderson Pereira do Nascimento.