Cada vez mais conhecida e aplaudida, a grande “Festa do Japão” aconteceu nos dias 17 e 18 de agosto de 2013, no Pavilhão Japonês do Parque do Flamengo, Rio de Janeiro. Realizada pelas 4 entidades japonesas – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro/Renmei, Associação Nikkei do Rio de Janeiro/Rio Nikkei, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro/Câmara Japonesa, e Instituto Cultural Brasil-Japão/ICBJ – contou com Apoio do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, Prefeitura da Zona Sul da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Especial de Turismo/RIOTUR, e Tozan/Azuma Kirin.
No 1º dia, às 18h, o repique dos tambores japoneses da Rio Nikkei anunciou – no palco do pavilhão – o início das atividades. Em seguida Walter Atsushi Yoshida, coordenador-geral do evento convidou ao palanque instalado no centro do pátio: Akiyoshi Shikada, presidente da Renmei, Hajime Kimura, cônsul-geral interino do Japão, Leila do Flamengo, vereadora, Minoru Matsuura, presidente da Rio Nikkei, Roberto Kobayashi, presidente da Câmara Japonesa, Yasushi Hata, vice-presidente da Mitsui-Brasil, e Yssamu Takao , vice-presidente do ICBJ. Antes da celebração do Kagamiwari, quebra do barril de sake, fizeram uso das palavras Akiyoshi Shikada, Leila do Flamengo e cônsul-geral interino Hajime Kimura.
Nos 2 dias da grande festa, o showman Nobuhiro Hirata encantou a todos com sua voz privilegiada que o sagrou campeão em concursos de Karaokê até em internacional de 2007 no Japão: ocasião em que recebeu o troféu pelas mãos do primeiro-ministro Shinzo Abe. Entrevistou Tiemi Maria Okubo, eleita “Miss Nikkei RJ 2013” em 25 de maio de 2013.
Nesses dias o público aplaudiu também Keiko Omata, cantora e compositora japonesa, pelas suas canções de Anime Song.
Fizeram parte da bela programação de sábado a dança “Nanchu Soran” pelos Alunos da Escola Japonesa do Rio de Janeiro, e “Yosakoi Soran” pelo Grupo de Nova Friburgo. Ao final, “Danças Folclóricas Japonesas” pelo Grupo Kizuna de Campo Grande, que se apresentou também no dia seguinte, e ganhou adesão dos espectadores ao se deslocar para o palanque do evento.
Ainda, no 1º dia da festa, Cláudio Lourenço de Almeida, instrutor de Aikidô na Associação Nikkei do Rio de Janeiro fez demonstração com praticantes. Por sua vez, os alunos de Judô do Grajaú Tênis Clube demonstraram técnicas sob a orientação dos professores Jorge Kawata e Luis Kawata.
O 2º dia, além das apresentações mencionadas, foi enriquecido pelas atuações de Cosplay.
Igualmente no domingo foram feitas demonstrações de artes marciais praticadas na Associação Nikkei do Rio de Janeiro: com Toshinobu Endo, mestre de Kendô e Jodô, Toshihiko Tsutsumi, mestre de Iaidô, e alunos. No término, pessoas interessadas aceitaram convite para lidar com shinai (espada de bambu).
O Rio Nikkei Taiko, coordenado por Mário Kimio Matsumoto, arrancou aplausos nas 2 apresentações de cada dia, com repertório próprio e de outros autores. Comemorará seus 10 anos de existência em 19 de outubro de 2013 com evento especial na Rio Nikkei.
Sob enormes toldos funcionaram os setores de culinária japonesa, oficinas de artes japonesas, empresas que venderam seus produtos.
À imensa equipe de organização e produção foi agradável a procura das iguarias japonesas como yakisoba, karê, yakitori, tenpura de camarão e de legumes, temaki, takoyaki, udon, lámen, harumaki, gyoza, sushi, saraudon, doces, além de espeto de alcatra, salsichão e lingüiça no pão, banana caramelada, e bebidas como saquê, caipisaquê, caipivodca, caipirinha.
Muitas pessoas conheceram Origami, Shodo, Go pela primeira vez, cujas oficinas aconteceram nos 2 dias, e Ikebana e Oshi-ê no último dia.
Aplausos para o stand do Consulado Geral do Japão onde pessoas puderam escolher vestimenta e acessórios, e depois tirar foto em frente de painel com lindas imagens japonesas. A própria vice-cônsul cultural Ai Takei integrou a disposta equipe vestindo participantes, que com certeza, levaram alegria nos corações.
Não percam mais fotos do evento na nossa galeira de fotos: 12ª Festa do Japão 2013!!!!!!
Escrito pela nossa colaboradora Teruko Okagawa Monteiro*
*Diretora na Associação Nikkei do Rio de Janeiro desde 1989.
*Cofundadora/1989 e conselheira/2012 do Bikoo-kai.
* Criadora de documentos/monumentos, comemorativos e programação visual.