Aconteceu nesta última quarta-feira no Café Kohii, no bairro da Liberdade a inauguração da exposição dos dez anos do Festival Yosakoi Soran no Brasil. São dezenas de fotos que contam um pouco da história de como o Yosakoi Soran está cada vez mais se popularizando no Brasil. De acordo com o idealizador do Yosakoi Soran no Brasil, o senhor Hideaki Iijima, a ideia do Yosakoi Soran é atrair os jovens através da dança alegre e rítmica e transmitir valores culturais e da educação japonesa que possam ajudar também o país que o acolheu, que é o Brasil, como forma de agradecimento.Alguns destes valores são: a pontualidade, o pensamento em grupo e a ajuda ao próximo, como cidadão útil à sociedade de forma geral.
A exposição continuará até o dia 29 de julho, data que acontecerá o 10º Festival Yosakoi Soran na Via Funchal a partir das 12h.
10º Festival Yosakoi Soran: uma manifestação contagiante da dança japonesa
Aproxima-se o grande carnaval japonês. Dia 29 de julho será realizada a 10ª edição do maior festival de Yosakoi Soran do Brasil com apresentação de 17 grupos, transmitindo alegria, emoção e tradição através dos movimentos contagiantes da dança
A cidade de São Paulo sediará o maior evento de dança japonesa – a 10ª Edição do Festival Yosakoi Soran – que acontecerá no dia 29 de julho no Espaço Via Funchal em São Paulo (SP), com duas apresentações: 12h e 17h. Beneficente, a entrada são dois kg de alimento não perecível.
A dança tem suas origens em movimentos folclóricos trazidos de duas províncias do Japão: Kochi-Ken e Hokkaido. O Yosakoi – “Yoru ni koi”(que significa “venha à noite”) é uma canção tradicional japonesa da província de Kochi. O Soran é uma canção folclórica rítmica, comum entre os pescadores de Hokkaido, que usam a expressão como um grito de guerra. Seus movimentos rápidos, vibrantes e coreografados fazem do Yosakoi Soran uma espécie de carnaval para o público japonês.

O Yosakoi Soran, praticado por crianças, jovens e adultos, estimula os ensinamentos de respeito ao próximo, a união e o crescimento através do esforço, dedicação e do trabalho em equipe. Os grupos são formados por no mínimo oito pessoas e precisam estar em perfeita sintonia. “O que mais importa na prática da dança é a integração entre pessoas de diversas idades, nacionalidades e culturas e a troca desses conhecimentos tão enobrecedores”, explica Hideaki Iijima, empresário e idealizador do evento no país.
10 anos de Festival Yosakoi Soran:
Realizado em São Paulo desde 2003, numa trajetória que este ano completa 10 anos, a grande festa já reuniu mais de 4 mil e 500 dançarinos, com apresentações de 61 grupos. O Brasil é o único país além do Japão que promove oficialmente o festival.
Anualmente grupos vindos de todos os estados do país têm a oportunidade de mostrar sua coreografia de Yosakoi Soran para um público que ultrapassa 3 mil pessoas por edição. Alguns deles estão sempre presentes no festival. Destaque para os grupos ‘Escola Japonesa de Biritiba Mirim’, e para o ‘Ishin Yosakoi Soran’, ambos de São Paulo, que participam do evento desde a sua primeira edição.
Para comemorar os 10 anos de Festival, o grupo Yume Soran Esashi, originário do Japão e vencedor das duas últimas edições (2010 e 2011) do festival em Sapporo, cidade japonesa berço da dança, fará uma apresentação especial no evento. Honra e orgulho para os participantes brasileiros.

Incentivo e disseminação da cultura
Além de proporcionar um espetáculo de cores e movimentos para a plateia, o festival promove também um salutar campeonato de Yosakoi Soran, visando o constante aperfeiçoamento dos dançarinos, e a disseminação da prática da dança.
Durante as apresentações, os grupos são avaliados e julgados por um corpo de jurados composto por coreógrafos, músicos, bailarinos profissionais, artistas plásticos e representantes da comunidade japonesa no Brasil. São eleitas as três melhores apresentações de cada categoria (adulto e juvenil), além do grande vencedor, premiado como o Grand Prix do Festival, totalizando R$ 20 mil em prêmios. Os grupos são avaliados pelos critérios de criatividade, harmonia, técnica e conjunto.
Ação social
Seguindo a tradição japonesa onde o cuidado com o próximo é valorizado, a preocupação social do evento transparece também na forma adotada para o ingresso na plateia.
Os convites para o Festival Yosakoi Soran são distribuídos gratuitamente em diversos pontos da capital (a lista completa está disponível no site da Associação Yosakoi Soran – www.yosakoisoran.org.br) e também estão disponibilizados para impressão na página da Associação Yosakoi Soran no Facebook: www.facebook.com/
Todo o alimento arrecadado na entrada do evento é distribuído para associações e entidades assistenciais beneficentes. Anualmente, cerca de 3 toneladas de alimentos são divididos entre as entidades participantes. Em 2011, foram distribuídas 3,7 toneladas para oito instituições.
Realizado pela Associação Yosakoi Soran do Brasil, o 10º Festival Yosakoi Soran será um espetáculo para todos os sentidos, oferecendo momentos de cultura, entretenimento e inclusão social.
Pontos de distribuição de convites para o 10º Festival Yosakoi Soran
Confira a lista para retirada dos convites para o 10º Festival Yosakoi Soran que será realizado no dia 29 de julho, no Espaço Via Funchal.
É indispensável levar os alimentos estipulados no convite no dia do evento.
Os convites também estão disponibilizados para impressão na página da Associação Yosakoi Soran no Facebook: www.facebook.com/yosakoisoranbrasil.
– Salões SOHO
Lista de endereços no site: www.sohohair.com.br
– Restaurante Aizomê
Endereço: Al. Fernão Cardim, 39
– Restaurante Miyabi
Endereço: Av. Paulista, 854
– Fundação Japão (biblioteca)
Endereço: Av. Paulista, 37 – 2º andar
– Kohii
Endereço: Rua da Glória, 326 – subsolo
– Aliança Cultural Brasil-Japão
Endereço: Rua Vergueiro, 727, 5º andar
– Iijima Cosmetics
Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2344 – loja 5
SERVIÇO
10º Festival Yosakoi Soran
Data: 29/07/2012
Horário: 12h e 17h
Local: Espaço Via Funchal
Endereço: Rua Funchal, 65 – Vila Olímpia
Entrada: 2 kg de alimento não perecível conforme descrito no convite
Informações: (11)3541-1809 / yosakoisoran@gmail.com