A receita é simples. Basicamente mistura-se farinha, água, banha e sal, acrescenta-se o recheio e temos o pastel. Você já deve ter percebido que a maioria dos donos das pastelarias ou barracas de pastéis na feira é oriental. Mas por que será que isso acontece?
Conheço duas versões da história do pastel: a primeira é que o pastel surgiu de uma adaptação da receita do rolinho primavera, quando os imigrantes chineses chegaram ao Brasil e não havia os ingredientes necessários para o preparo. A segunda (que eu particularmente mais gosto) é que o pastel tem origem na adaptação da receita do guiyoza por imigrantes japoneses da cidade de Santos.
Gosto dessa segunda versão porque ela se conecta à história da minha família. Meu avô, Chinjun Kanashiro veio do Japão na década de 40 e fixou-se na cidade de Santos, onde aprendeu a técnica do pastel com um tio e trouxe para Guarulhos, sendo o primeiro pasteleiro da cidade.
Meu pai, Jaime Kanashiro, assim como todos os meus tios aprenderam a receita e continuaram a tradição da família Kanashiro na venda dos pastéis. No início das vendas nas feiras livres, haviam somente dois tipos de recheios: carne e queijo. Atualmente existe uma vasta gama de sabores: frango, calabresa, palmito, pizza, bauru, especial, carne seca….. e em algumas barracas é possível encontrar até pastéis com recheios doces. Mas os tradicionais pastéis de carne e queijo continuam sendo os mais procurados.
Atualmente, os pastéis são bem populares e já é costume dos paulistas irem à feira só para comer pastel e beber caldo-de-cana. Tendo sua origem certamente da cultura oriental, não é à toa que os melhores pastéis pertencem às famílias de descendentes japoneses.
Se estiver curioso para provar a receita da família Kanashiro, você pode encontrar nossos pastéis nas feiras livres de Guarulhos de terça-feira à domingo e nos varejões realizados no CEAGESP às quartas-feiras à noite e sábado e domingo de manhã.
Escrito por Cláudia Kanahsiro, fotos tiradas por Christian Misura Nastari.
bom dia, por favor gostaria do contato (whatsapp) de vcs. sou da empresa pmg (laticinios)
Boa tarde, Adriana.
Favor entrar em contato pelo e-mail: claudiakanashiro@gmail.com
Atenciosamente,
Christian