Ela canta baixinho, sem prolongar as notas. Poderia-se até classificar seu jeito de interpretar como bossa-nova, mas ela tem um leque de influências bem maior.
Além dos brasileiros da bossa Astrud Gilberto e Tom Jobim, a compositora e cantora japonesa Tsubasa se inspira em gigantes como Carole King, Joni Mitchell e Ella Fitzgerald, assim como em artistas japoneses, como nokko e BEGIN, para criar um estilo próprio e altamente pop.
Sua carreira musical começou em 1995, quando ainda estava na escola e ganhou uma guitarra de presente do pai. A partir daí, começou a escrever músicas próprias, vencendo, em 1999, a competição “Sony disco en teppo” de melhor composição.
A artista esteve no Brasil em julho de 2009, quando se apresentou no Tanabata Matsuri (Sao Paulo-em frente ao metro da Liberdade) e Festival do Japão. Em um palco montado dentro do Centro de Exposições Imigrantes, no meio de estandes, ela entoou canções próprias com emoção. Criou empatia imediata.
“Gostei muito da experiência. Não imaginava que havia tantos descendentes de japoneses no Brasil”, disse em 2009 de passagem pelo Brasil a JBC do Brasil.
A Cantora lançou seu primeiro álbum em março de 2009, produzido pelo brasileiro Robert Regonati e lançado pelo selo independente D.N.A Rock Cafe. O disco “Ame no yoruni” (Numa noite chuvosa), com melodias cantaroláveis, projetou a carreira da artista no Japão.
Foi neste mesmo ano que ela recebe o convite da gravadora major Pony Canyon para gravar canções consagradas com arranjos proprios produzidos por seu proprio produtor. Era lançado em maio do mesmo ano o CD “Tayou no Suna Makura” (Travesseiro de areia do Sol) com grande aceitacão no mercado.
Durante as gravações da coletania a cantora participou do maior festival Indie da região de Hokuriku (composta pelos estados de Toyama ,Ishikawa e Fukui) sendo consagrada com o primeiro lugar dentre as 80 bandas participantes ,o que lhe rendeu o primeiro convite para se apresentar fora do pais.
Em maio de 2009, Tsubasa se apresentava na cidade de Deigu na Coreia do Sul ,para um publico de pouco mais de 5000 pessoas e com grande sucesso o que a levaria novamente ao pais vizinho ,mas desta vez para Seoul, no estadio oficial da Copa do Mundo em grande estilo no festival da Asia “One Asia” que reuniu artistas de toda Asia em maio de 2010.
E é no ano de 2010 que Tsubasa volta ao Brasil ,desta vez em parceria com a editora JBC e a organização do Tanabata Matsuri para novas apresentações no país. Desta vez com a versão do tema do WCS (World Cosplay Summit) Sekai no Choten (versão acustica), e inclusive se apresentando na final do concurso junto a todos os participantes.
Ela também atraiu um grande público a praça da Liberdade em sua apresentação no Tanabata Matsuri como atração principal do evento e criando uma grande fila de fãs que iam em busca de adquirir um cd e um autografo da cantora.
Muito cativante, ela faz questão de autografar a todos e tirar fotos com seus fãs e assim manter sempre seu público próximo, tendo isso como estilo, nao só no Brasil mas em todos os lugares que se apresenta.
O ano de 2010, ainda reservava um grande trunfo na carreira da cantora.
Em parceria a 30 grandes empresas japonesas, Tsubasa grava seu primeiro DVD intitulado “Ame No Yoru Ni Live In Kanazawa Shi Bunka Hall” em um lindo teatro de sua cidade natal com a presença de nomes de peso da musica americana ,como o guitarrista Scrappy Jud Newcomb, o baterista Rob Hooper e o Pedal Steel player Kim Deschamps, alem de contar com o baixista Vinicius Colla de São Paulo, interpretando todo seu primeiro trabalho “Ame no Yoru Ni” além da música Fugainaiya da coletânia lançada pela Pony Canyon e Ai San San de Misora Hibari, um mito da música Japonesa.
Com o teatro completamente lotado, Tsubasa teve seu palco todo desenhado por Mishima Ayano (artista plástica Japonesa atualmente na França) e ainda apresentou sua nova canção em parceria a uma velha amiga e escritora Kougyou Izuki (escritora do jogo Final Fantasy Gaiden da Nintendo) entitulada “Yakusoku” que quer dizer Compromisso ,se referindo a um compromisso das duas amigas de nunca esquecerem da linda amizade entre ambas.
Ainda no final de 2010 Tsubasa realiza a turnê de seu DVD em 30 cidades japonesas com 38 shows, conquistando cada vez mais seu público fiel.
A cantora tem como meta, levar um pouco da cultura de seu país e cidade natal para diversas partes, não só do Japão mas do mundo todo. Coisa que ja vem sendo realizada com muito sucesso com turne pela Europa em junho de 2011 e participação especial nos festivais Japoneses no Brasil em julho e que atraiu um grande público que formou uma enorme fila após o show para autografar os CDs.
2 thoughts on “Uma voz suave – Cantora Tsubasa”
Comments are closed.