Um Bem Maior

“Talvez a máxima da Felicidade seja fazer parte da Felicidade daqueles que você ama.”


Jigoro Kanno (o fundador do Judô) dizia que: O Budô baixo (de nível inicial) é aquele que se pratica pensando em si mesmo, no desenvolvimento físico, na ideia de vencer o seu oponente. O Budô médio (de nível intermediário) é aquele de se pratica pensando em si mesmo, mas no sentido de se elevar espiritualmente, desenvolvendo um estado de aperfeiçoamento às suas próprias imperfeições. O Budô alto (de nível avançado) é aquele que se pratica pensando não apenas em si mesmo, mas em um bem maior, no bem de uma sociedade como um todo. (Budô significa “Caminho Marcial” e são os conceitos filosóficos herdados dos antigos samurais e que regem as Artes Marciais Japonesas).

Assim como no Budô, a evolução do ser humano também deveria ser essa também, porém o que vemos é uma atuação bem mais egoísta e individual. Atualmente pouco se vê de uma atitude em benefício ao próximo, um pensamento de se fazer algo por sua cidade, seu estado, um pouco mais de orgulho pelo seu país.

O dia a dia poderia ser bem melhor, se cada cidadão tivesse em mente ao sair de casa, a intenção de ajudar na melhoria de um bem maior. O trânsito seria menos caótico se cada um fizesse a sua parte, apenas não fazendo as coisas erradas em prol de si mesmo. A sociedade seria mais honesta se cada um deixasse de dar um “jeitinho brasileiro” tentando levar vantagem em tudo sobre todos. As leis seriam mais justas se todos pensassem mais em seus “deveres” e não apenas em seus “direitos”.

Um mundo melhor precisa de pessoas melhores que pensam em um mundo para todos e não apenas para si mesmo.

Vamos juntos trabalhar para alcançar este bem maior.

GANBARIMASHOU!!!!!

Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797



One thought on “Um Bem Maior

  1. Tive a felicidade de filhos meus, quando crianças, terem aulas de Judô – Kodokan com respeitado Sensei Shojiro Yamamoto, eternamente lembrado com carinho e respeito. Agora estou conhecendo que há níveis de Budô, e todos a levarem ao aprimoramento.
    Creio que os últimos estágios sejam possíveis quando adultos esforçados: assim, desejando mundo melhor, havemos de passar exemplos para os mais novos!!
    GANBARIMASHOU!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *