Questão de Hombridade

“O valor de uma pessoa se mede pela sua dignidade.”


Em uma sociedade em que se busca mais os resultados, muitas vezes pessoas se esquecem que as formas para se chegar deveriam seguir um padrão de honestidade e de valores morais e cívicos. Algumas pessoas realmente acreditam que um pequeno ato errado, pode ser perdoado, se o objetivo for alcançado, é o famoso “os fins justificam os meios”.

Talvez algumas pessoas ensinem seus filhos através de seus exemplos que uma pequena mentira não pode causar tanto problema, mas prefiro acreditar que uma boa formação de caráter nunca pode ser baseada em uma mentira, seja ela do tamanho e do motivo que for. Mentir é errado, seja ela pequena ou grande.

Hoje muitas pessoas fazem questão de status, de cargos, de títulos. Nada de errado com isso, desde que você seja merecedor, de que alguém superior lhe indicou reconhecendo seus valores e que você não tenha que ter manipulado nada com “politicagem” para isso.

No Bushidô (código de conduta dos antigos samurais) pessoas que não mantivessem sua dignidade, baseando-se em mentiras, trapaças, atitudes desonestas ou qualquer outro fator que ferisse o código para alcançar benefícios meramente pessoais, eram banidos com desonra, motivo de grande vergonha e de acordo com este código, isso era pago com a própria vida.

Acredito que o mundo estaria melhor se acreditasse mais nas pessoas do bem e menos nas pessoas que “se fazem do bem”. Se punisse com rigor os atos errados e não fosse tão condescendente com os infratores.

O mundo pode realmente se transformar em um lugar melhor, mas precisamos urgentemente de mais pessoas com dignidade, com honra, com valores morais e cívicos, pessoas com hombridade!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *