Por Que Fazer O Errado?

“Uma sociedade séria se faz com pessoas que pensam no próximo e que colocam os deveres antes dos direitos”


Este ano se comemora o tratado de Cento e Vinte Anos de amizade entre Brasil e Japão. Com isso várias matérias estão circulando na mídia sobre o povo, a cultura, a educação e seus costumes. Fato é que todos ficam espantados com a educação, com a disciplina, com a cidadania e senso de justiça que há no Japão. Mas o que vem de encontro e que tenha realmente alguma utilidade prática para nós aqui no Brasil é a pergunta: Por que aqui se tende a fazer o errado ao invés de primar pelo correto?

Nossos governantes não fazem jus aos cargos que foram eleitos? Sim concordo que não fazem, mas e o cidadão comum? O que o leva a fazer o que está errado?

No Japão, as crianças aprendem desde cedo que o convívio em sociedade é essencial, o pensamento no próximo é tão ou mais importante do que o pensamento em si mesmo. Por isso se respeita a faixa de pedestre, o estacionamento reservado ao deficiente físico, o lugar reservado ao idoso. Simplesmente uma forma mais evoluída de pensamento, onde o gesto individual é sempre pensado em prol do bem comum da sociedade e não na conveniência de cada um.

Aqui infelizmente sempre se tem uma justificativa para o que se faz de errado. Quer dizer, na cabeça de cada um insiste um pensamento de que determinado fato é errado para os outros, mas no meu caso, é porque eu precisei. A culpa de tudo sempre recai sobre os ombros de terceiros. Para vermos nosso país prosperar precisamos urgentemente parar de fazer as coisas que são erradas, todas elas e sem desculpas.

Nosso país pode se transformar em um lugar melhor, mas depende de cada um fazer a sua parte!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797



One thought on “Por Que Fazer O Errado?

  1. “Nosso país pode se transformar em um lugar melhor, mas depende de cada um fazer a sua parte”, escreve Sensei Akira Saito.
    Sim, respeitaemos o que é certo. Noto que, aqui no Centro da Cidade do Rio de Janeiro, as pessoas apagam cigarros nas bordas metálicas das lixeiras, onde também são jogados descartáveis, recolhem o que seus animais fazem. As ruas, que são de todos, estão mais limpas e agradáveis, e os bueiros têm melhor vazão para as águas de chuvas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *