O Sobrenome

“Quem somos hoje devemos em parte aos nossos antepassados, gratidão e reconhecimento, é o que devemos por levarmos o nosso sobrenome.”


Nas grandes culturas, o sobrenome sempre teve papel importante dentro da sociedade. É através dele que se conseguia muitas vezes, distinguir o patamar de honra e dignidade de um indivíduo, baseado em feitos de seus antecessores. Não apenas para destacar conquistas ou o status social da família, era também suporte para uma boa educação e princípios rígidos, que identificavam uma pessoa de bem.

No Japão, ainda é motivo de muita responsabilidade, já que o sobrenome pode ser “manchado”, caso um único membro cometa algum delito. E caso isto aconteça, não é apenas a vergonha ou a desonra, mas também documental, já que será incluído o fato na árvore genealógica da família, que no Japão é um documento oficial exigido para praticamente tudo e impedindo muitas vezes transações e negociações de todos e não somente da pessoa causadora. A diferença é que lá, um ato ou atitude precisa ser analisado muito bem antes de se tomar uma decisão, já que a consequência atingirá não somente a pessoa, mas também toda a sua família antecedente e descendente, já que uma dívida, por exemplo, é cobrada da família e não da pessoa. Por isso há uma preocupação com a educação moral rígida de cada filho, já que estará nas mãos de cada um o zelo por este bem precioso. Uma educação baseada em combater o egoísmo, que é preciso pensar sempre nos antepassados, que uma ação tem sempre uma reação e que é sempre preciso assumir a responsabilidade por seus atos. A honra e a dignidade devem ser preservadas e que cada membro da família tem a sua parcela de compromisso.

Somos frutos de nossos pais e avós e nossos filhos são e serão o nosso futuro, tudo depende do que ensinamos a eles, assim como aprendemos em nossa infância. O nosso sobrenome é o nosso legado, por isso vamos ensinar muito bem a nossos filhos de como cuidar deste bem precioso.

Vamos assim batalhar por um mundo melhor, mas também ensinar a nossos filhos que isso só será possível com pessoas dignas e com caráter!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797



One thought on “O Sobrenome

  1. Sempre fui grata aos meus pais pelo muito que construíram, pela formação que nos deram e pelo sobrenome honrado. Em novos contatos, quando ficam sabendo o sobrenome, recebo elogios: o que faz bem enorme.

    Sei que na tradição japonesa a mulher – quando casa – passa a usar o sobrenome do marido, com exclusão daquele que usava quando solteira.
    Aqui no Brasil vejo que – nós, nikkeis casadas – temos 2 sobrenomes: conservei o meu do qual me orgulho, e acrescentei o do meu marido.

    A filhos amados – e também a pessoas de outras famílias – tenho me esforçado para passar valores positivos, porque – como Akira Saito Sensei – desejo imensamente que sejam esteios de gerações com dignas qualidades!!

    GANBARIMASHOU!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *