“Pensar em si mesmo apenas, mesmo tendo em vista uma grande justificativa, trás um convívio em sociedade difícil e improdutivo.”
Viver em sociedade está ficando cada vez mais difícil nos dias de hoje, principalmente nas grandes cidades. Dias atrás, andando por São Paulo de metrô, vi o quanto o individualismo e o egoísmo estão presentes no dia a dia dos paulistanos. Como regra, em um ambiente de uso comum onde entram e saem pessoas como metrô, trem, ônibus, elevadores e vários outros, primeiro se espera quem está dentro sair para então entrar, certo? Errado, a regra geral é quem agir primeiro e conseguir o que quer, fica satisfeito, sem um mínimo de constrangimento pelo fato de ter prejudicado a outra pessoa. Triste, muito triste. Mas, claro que sempre se tem uma justificativa para tudo isso. A pessoa está com pressa, atrasada, cansada, ou qualquer outro motivo. Mas a pergunta é: E quem não está? E mesmo que fosse apenas ela, isso dá este direito a esta pessoa?
No trânsito não é diferente, motoristas fecham outros por uma vaga, travam o cruzamento por achar que vão ganhar milésimos de segundos, param em fila dupla porque “apenas estes tem suas razões” para fazê-los, estacionam em vagas de deficientes ou de idosos porque é “apenas por um minuto”.
Outros sentem que possuem o maior problema do mundo, reclamam constantemente, sentem dó de si mesmas e nem percebem que existem pessoas que realmente lutam diariamente pelo bem mais precioso que é a vida, e, no entanto veem a vida de forma mais produtiva e positiva.
A pergunta para tais atos é apenas uma: São estes exemplos que você quer dar para seus filhos?
Vamos juntos trabalhar por um mundo melhor, mas principalmente por um mundo com pessoas melhores!!!!!
GANBARIMASHOU!!!!!
Obrigado sensei Akira, por ser coerente com o que diz, e ser exemplo de como deve ser um exemplo!
Sim, Sensei Akira Saito: havemos de fazer pessoas melhores através de nossos exemplos. Me preocupa é crescer o número de quem não pede licença, de várias idades, que simplesmente empurra para passar. Favor continuar com seus edificantes “GANBARIMASHOU”!!