Certo é Certo e Errado é Errado

“Um ato errado não pode se transformar em algo certo, apenas porque muitas pessoas assim o desejem.”


Com o avanço da tecnologia, as notícias chegam até nós em uma velocidade extraordinária. Assim como as boas notícias, as más parecem que voam em uma velocidade e proporção ainda maior. Recentemente muito se falou em discriminação, racismo, autoritarismo, etc. Direitos de todos que devemos respeitar, porém, o que vem tomando conta não só dos noticiários, mas também da educação (não a acadêmica, mas sim aquela que vem de casa) é o fato de tentar sempre transformar um ato errado em algo certo, simplesmente por conveniência própria.

Infelizmente aqui existe uma tendência em uma parte da sociedade em se sentir injustiçado, em assumir sempre o papel de coitado. O que para alguns deveria ser o combustível para a superação, para a conquista de seus objetivos, serve para muitos como ferramenta para se lamentar, para colocar a culpa de sua condição atual em terceiros, abrindo assim uma situação de confronto, de insatisfação com o outro. Nesta condição, ultimamente está tendo uma inversão de valores. O errado parece estar ganhando força, principalmente quando envolve questões de etnias ou classe social, mesmo quando não há disputas entre si (claro que a disputa e rivalidade vendem mais na mídia e chamam mais a atenção).

O fato é que o errado precisa ser considerado errado, mesmo que este ato esteja na moda, “todo mundo” esteja fazendo ou se tenha um bom motivo para fazê-lo, o ato errado precisa ser punido. Acredito que por maiores que sejam suas razões, “pensar estar certo não lhe dá o direito de fazer o errado”, principalmente se isto atender a sua conveniência. Porque só assim o certo continuará a ter sentido e os valores morais continuarão a reger a índole, o caráter e o respeito entre os seres humanos.

Acredito que um dia possamos transformar o mundo em um lugar melhor, mas para isso precisamos urgentemente de pessoas melhores!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797



2 thoughts on “Certo é Certo e Errado é Errado

  1. Sabe-se que Educação vem de berço.
    Hoje em dia – é mais difícil mas é possível – criar descendentes com capacidade de não se desencaminharem. Se se veicula o incorretoo em muitas formas, com muitos aceitando, é preciso que haja convicção de que “Certo é Certo e Errado é Errado” (Akira Saito Sensei).

  2. Ainda que o errado seja certo para alguns, não é justo e nem certo que a sociedade seja refém desses novos valores e ”modismos”, segundo a matéria acima. Nota-se que mediante estas afirmações, não se trata de impor regras que determinam o que é ser ”certo” ou o que é ser ”errado” e sim, impor a valorização do que já é regra para que o respeito ao que é certo e ao que errado seja aplicada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *