Bushido

“O Caminho do guerreiro vai além de suas próprias convicções, pois servir a um propósito maior é a verdadeira essência.”


Muitos relacionam a prática das Artes Marciais Japonesas à figura do Samurai e adotam sua filosofia como discurso. Mas na maioria das vezes o fazem com o pensamento em si mesmo, agindo de acordo com sua própria conveniência e utilizando a filosofia apenas no que lhe agrada. A palavra “Samurai” deriva exatamente do verbo “Servir” ou seja Samurai é aquele que serve. É aquele que obedece, cumpre ordens, aquele que segue a regra, aquele que entende que lealdade e fidelidade são mais importantes do que sua própria vontade.

Honra é exatamente o pilar de sua existência, onde sua palavra tem valor de uma vida. Seu conceito moral é inabalável, onde a mentira e a ganância não deveriam existir. Sua conduta ética é exemplar, sem objeções.

Servir a uma Arte Marcial e seus propósitos não devem ser acompanhados de um desejo de recompensa. A humildade se faz presente exatamente no instante em que não se recebe nada em troca.

A prática de uma Arte Marcial Japonesa é repleta de paradoxos e seus ensinamentos são testes constantes. A humildade, por exemplo, é mais difícil de ser cultivada em praticantes mais antigos (onde deveria ser exatamente o inverso), por este já estar coberto por ego e vaidades. A teoria não serve de nada se não for acompanhada pela prática, ou seja, não fale aos outros o que não se consegue cumprir.

Se todos compreendessem o verdadeiro significado da palavra “Servir” a Arte Marcial teria mais valia para uma sociedade melhor e mais justa.

Vamos juntos “Servir” a um propósito maior, para um mundo melhor para nós e nossos filhos!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

Escrito por:
AKIRA SAITO – Renshi-Shihan (Mestre) 6º Dan Karate-do Goju-ryu
Campeão Mundial de Karate-do Goju-ryu em 2013
Kyoshi 7 Dan Shibu e Kenbu estilo Shoko-ryu
Praticante de Iaido, Kendo e Bojutsu
Contato para aulas particulares e Palestras: akira.karate@gmail.com
Whatsapp – (11) 98462-6797



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *