No texto “O Complemento do Vazio” falei um pouco sobre a utilização do Vazio nas fotos e de como meu grande amigo Renato Suzuki me mostrou esse concenceito. É muito comum eu ouvir das pessoas que para mim é mais fácil porque tenho o Dom para a fotografia ou porque minha câmera é boa, então nesse textou vou mostrar a minha evolução na utilização dessa técnica.
Abaixo nós temos umas das primeiras fotos que tentei utilizar esse conceito do Vazio. Já fazia um certo tempo que eu e o Renato tínhamos conversado, mas o Vazio complementar a foto ainda não fazia o menor sentido para mim, então a utilização dele está bem tímida. Tentei deixar espaço vazio na esquerda e embaixo da foto, mas ao mesmo tempo tentei complementar o vazio da parte de baixo da foto com o reflexo no chão. O resultado, como vocês pode ver, é uma foto bem normal e que não chama a atenção.
Na próxima foto eu já tinha praticado um pouco mais a utilização desse conceito, mas ainda achava estranho o Vazio complementar a foto. A única maneira que conseguia utilizar ele era colocando o elemento de destaque bastante para o canto pois só assim eu conseguia perceber a existência do Vazio. O resultado é uma foto que causa bem mais impacto que a anterior.
Na foto abaixo eu já tinha mais coragem de arriscar do que nas anteriores. Ela é bem parecida com a anterior, mas reparem que o atleta Horácio Saito não está tão para o canto direito e que aumentei os espaços na parte de baixo e de cima da foto, e também aproveitei o braço esquerdo dele para ocupar a foto e diminuir o Vazio do lado esquerdo. Se considerarmos esses espaços vazios ao redor dele como margens, e colocar a mesma margem da direita no final da mão esquerda, o atleta ocupa praticamente 2/3 da foto. Isso traz mais harmonia para a foto, mas ao mesmo tempo diminui o impacto dela SE compararmos com a foto anterior.
Agora com bem mais pratica, a próxima foto está quase natural. Coloquei o atleta Horácio Saito quase centralizado para que o espaço vazio da esquerda fizesse um contraponto com o espaço vazio da direita, trazendo uma certa harmonia para a foto. Ao mesmo aproveitei as linhas de força dos tatamis para dar uma boa noção de profundidade, mostrar o quão grande era o ginásio que sediava o evento e ao mesmo tempo mostrar a premição no pódio ao fundo.
Até chegarmos a uma foto onde é bem mais natural e a presença do Vazio ao lado direito existe, mas não é tão perceptível.
Meus Senseis de Karate sempre falam que são poucas as pessoas que nascem com dom para a coisa e que a grande maioria das pessoas que são boas é fruto de muito esforço e dedicação ao longo do tempo. Sinceramente demorei alguns anos para realmente acreditar de fato nisso, mas tanto a pratica da Fotografia quanto do Karate me mostraram ao longo dos anos que isso é a mais pura verdade, como vocês podem ver pelas fotos.
Escrito por:
Chibbas
Site: www.chibbas.com
Facebook: www.facebook.com/ChibbasPhotography/
Instagram: www.instagram.com/chibbas_photography
E-mail: chibbas@gmail.com
Whatsapp – (11) 99941-2096