A Associação Shizuoka Kenjin do Brasil sediou neste último final de semana (11 e 12 de Agosto) em seu salão social, a belíssima exposição da arte da caligrafia japonesa “Shodo” e da arte de arranjo de flores “Ikebana”.
A exposição de Shodo é organizada todos os anos pela Shodo-kai no mês de Outubro e excepcionalmente este ano foi realizada no mês de Agosto juntamente com a exposição de Ikebana. A Shodo-kai é uma associação filiada à Shokaisha do Japão, a qual mantém intercâmbio para manter viva a arte do Shodo entre os praticantes no Brasil, através da Sensei Akiko Ogawara Shoem, que tem o título de Shihan (Mestre) em Shodo.
Os primeiros caracteres (kanjis) da caligrafia tiveram origem na China a aproximadamente 1.300 a.C. e foram introduzidos inicialmente no Japão no período de 202 a.C. a 220 d.C.
A arte do Shodo consiste na técnica do processo do sumi (tinta) na postura e firmeza ao segurar o pincel, na leveza, velocidade e intensidade de força ao deslizar o pincel sobre o papel (geralmente de arroz) e o momento exato de parada. Mas é necessário também incluir alguns fatores como a perfeita harmonia entre a mente, o corpo e o espírito para se obter um “verdadeiro Shodo”. Neste caso não se trata apenas da escrita, mas do que a escrita representa. É preciso entrar em um estado perfeito de calma, inspiração, concentração para que o pincel se torne uma extensão da alma. A respiração precisa estar totalmente em sincronia com os movimentos do pincel e a energia interior (Ki) deve estar presente durante toda a execução da escrita. Este nível é alcançado após muitos anos de prática e dedicação e os Grandes Mestres conseguem ler além da caligrafia, como por exemplo, a força empregada pelo praticante e seu estado espiritual e mental na hora da escrita. De acordo com o Sr. Mitsuru Aoshima, praticante há vinte anos na arte, o Shodo abaixo foi feito por uma pessoa que após ficar meditando por muitos anos nas montanhas, sentiu o espírito da montanha e a transferiu para o Shodo, este é um exemplo de Shodo de difícil compreensão e que necessita de muitos anos de estudo e prática para entender.
A Shokaisha do Japão disponibiliza em seu site (em japonês) lições pra quem quiser experimentar a arte do Shodo. www.shokaisha.com
Não percam o restante da belíssima exposição na nossa galeria de fotos!!!