Budo é o conjunto de regras disciplinares, que rege a ordem moral dos praticantes de Artes Marciais Japonesas e que os conduz em direção à elevação tanto física, como mental e espiritual.
Bu 武 significa “Guerra” ou “Marcial” e provém da época onde as técnicas dos antigos Guerreiros (Samurais) eram ensinadas com o intuito de vencer o exército inimigo. Este conjunto de técnicas era chamado de “Bujutsu” – literalmente “Arte de Guerra”, “Arte Marcial” ou “Técnicas de Guerra”.
Do 道 significa “Caminho” e provém do sentido religioso sobre o Caminho que leva à Iluminação. Conceitos teóricos que ensinam a necessidade de aplicar na prática e vivenciar cada ensinamento buscando a evolução do ser.
O Bujutsu começou a perder sua finalidade principal que era de preparar os guerreiros para derrotar o inimigo, por volta do fim do século XVII. Isso aconteceu por conta da pacificação imposta pelo Xogun Tokugawa e que levou os guerreiros a buscar na prática de suas técnicas uma finalidade de cunho moral e educacional. Com o fim da casta Samurai após a Restauração Meiji, o Bujutsu teve que se adaptar aos novos tempos e estruturar a prática da Arte Marcial não mais como uma Arte de Guerra, mas agora como uma Arte de Paz, que ajudasse as pessoas a buscar a evolução física, mental e espiritual e mantivesse suas técnicas e suas tradições. A este novo conceito foi dado o nome de Budo.
O Budo hoje, mantém as suas características técnicas de Guerra e sua aplicação tradicional, mas tem como finalidade principal o cunho educacional e de formação. Com a prática de suas técnicas se cultiva o corpo, a mente e o espírito e o possibilita a pessoa a alcançar sua evolução, dando-lhe caráter, disciplina e transformando-o em um cidadão útil à sociedade.
As artes marciais japonesas que utilizam o Budo como forma de filosofia, adotam também a partícula “Do” – Caminho. O Judo, Kendo, Iaido, Karate-do, Aikido, entre outras, podemos dizer de forma generalizada que são consideradas como sendo Artes Marciais Modernas, quer dizer, após a restauração Meiji, pois suas técnicas são antigas, mas os conceitos e finalidades de sua prática foram adaptados em busca da evolução do ser humano como um todo.